A Suframa participou da 61ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada no período de 8 a 11 deste mês na Expocentro, no Rio de Janeiro, durante o oitavo Salão do Turismo.
Na ocasião, foi lançado o Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e a pauta do encontro também incluiu a apresentação dos trabalhos das câmaras temáticas do colegiado, com destaque para as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), além de ações voltadas à proteção climática, segurança turística e à gestão de crises e riscos no turismo.
O oitavo Salão do Turismo teve o slogan “Conheça o Brasil” teve a participação de todos os estados brasileiros, que tiveram oportunidade de apresentar seus atrativos e roteiros truísticos, bem como a gastronomia típica de cada região, artesanato e produtos da agricultura familiar.
Composto por gestores públicos e privados do setor, representantes da sociedade civil e acadêmicos, o CNT participa ativamente da definição dos rumos do segmento no país, contribuindo, também, para a elaboração do Plano Nacional de Turismo.
A contribuição do CNT para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o turismo foi destacada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino: “Obrigado pela participação decisiva de cada um dos conselheiros, que culminou na publicação do nosso Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo para os próximos anos, até 2027, que nesta edição tem como tema “O turismo como protagonista do desenvolvimento sustentável e inclusivo”, frisou.
O ministro destacou, ainda, a importância do Salão do Turismo para o público conhecer atrativos diferenciados das diversas regiões brasileiras, destacando, como exemplo, os atrativos de tueismo de natureza apresentados pelo estado do Amazonas, que vão além do Festival de Parintins.
A reunião do CNT também marcou a apresentação da nova secretária executiva do Conselho, Cristiane Sampaio, que também ocupa o cargo de secretária nacional substituta de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo: “A realização da reunião do Conselho aqui no Salão do Turismo fortalece esse elo dos entes envolvidos na cena do turismo”, ressaltou.
Os debates do CNT envolveram ainda incentivos à promoção do turismo interno, como o 1º Feirão do Turismo, que ocorrerá entre 24 e 26 de agosto, e terá a oferta de condições exclusivas e descontos para a compra de passagens aéreas, pacotes de viagem e hospedagem, entre outros serviços, na baixa temporada.
Avanços
Também foram abordados avanços em ações de incentivo ao turismo em comunidades tradicionais, negras e indígenas e na regionalização do turismo.
Além de participar da reunião do CNT, a conselheira Rosângela Alanís, representante da Suframa no Conselho, também participou da programação acadêmica do evento, com destaque para o 1º Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo – IGRs.
O Salão de Turismo foi organizado em parceria com a Fecomércio-RJ, o Sebrae Nacional, o Sesc , o Senac, a Secretaria de Estado de Turismo e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Fonte/Fotos: Ministério do Turismo/Divulgação