Três empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) foram visitadas, nesta quarta-feira (1°), pela secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, do Ministério da Economia (ME), Glenda Lustosa. A atividade foi coordenada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e abrangeu a Samsung Eletrônica da Amazônia, a Smart Modular Technologies e a Moto Honda da Amazônia.
Empossada no fim do último mês de março, a nova titular da Sdic/ME veio à capital amazonense para conhecer o funcionamento, projetos e perspectivas da indústria, além de se inteirar do trabalho que é feito pelo fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e a criação de novas vertentes econômicas para a região.
Assuntos como Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e Processo Produtivo Básico (PPB) também estiveram na pauta da visita, que foi capitaneada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin.
Na Samsung, por exemplo, foi possível conhecer um processo produtivo que trabalha com tecnologia QLED para televisores de 85 polegadas e cujo aparelho de 55 polegadas é um dos mais vendidos entre os modelos UHD.
Com 4.300 empregos diretos, a empresa consegue produzir 20 mil TVs por dia, inclusive do tipo “quadro vivo”, além de monitores, led display, ar-condicionados com sistema wi-fi e aparelhos celulares de última geração, já preparados para receber a tecnologia 5G.
Ainda no campo dos celulares, a Samsung possui uma carga de produção 100% local em placas e 65% em baterias. “Assumi pertinho de quando teve a primeira medida do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), então, estou vivendo esse desafio. Por isso que eu fiz questão de que a minha primeira visita a indústrias no Brasil fosse aqui na Zona Franca, para justamente ver essa realidade de perto, conversar com as pessoas, ver a magnitude das operações que estão instaladas aqui no Polo Industrial de Manaus. A relevância que a gente vê no papel lá em Brasília, só se confirmou. O quanto que as empresas investem no Brasil, acreditam no País. Acho que isso ficou muito claro com as visitas feitas até agora”, destacou a secretária.
Semicondutores
Na Smart, que possui a Samsung como principal parceira e tem 20 anos de Brasil, os visitantes conheceram uma fábrica que é referência em materiais de semicondutores de memória no País.
A fábrica foi inaugurada no início deste ano em Manaus e também produz dispositivos de armazenamento de dados em estado sólido e de módulos de comunicação sem fio para Internet.
O destino de tudo isso são os equipamentos eletroeletrônicos e de informática, como notebooks, smartphones, tablets, desktop, SmartTVs, entre outros.
Ao todo, são 4,5 mil metros de área produtiva, 630 empregados diretos e 70 indiretos, e um faturamento que deve chegar a 1,5 bilhão até o fim deste ano.
Moto Honda
Já a Moto Honda completa 46 anos em novembro e mantém em 100% a produção de motocicletas no PIM. Dessas, quase 4.500 ficam prontas por dia.
O processo produtivo envolve também quadriciclos, motores estacionários e motobombas, além do desenvolvimento de diversos ferramentais e componentes que integram o produto final.
A empresa conta com sete mil trabalhadores e mantém uma política de responsabilidade social e ambiental importante, ao preservar uma reserva natural de 16 hectares dentro da própria área de atuação.
Sobre a secretária
Glenda Bezerra Lustosa é administradora, graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com pós-graduação em Gestão nos Negócios de Exploração e Produção de Petróleo e Gás pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e extensão em Marketing pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ela também foi subsecretária de Facilitação de Comércio Exterior e Internacionalização da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais Secint/ME.
O início da trajetória foi em empresas de consultoria. Em 2010, Glenda ingressou na área de logística terrestre da Transpetro.
Mais visita
Nesta quinta-feira (2) pela manhã, a visita será nas empresas Midea e Cal-comp. A secretária viaja para Brasília no início da tarde.