Sucessão na CMM leva à renúncia de Marcelo Serafim

O vereador Marcelo Serafim (Avante) anunciou na Tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (21), sua renúncia ao posto de líder do prefeito David Almeida (Avante) no parlamento municipal. O motivo alegado pelo vereador foi o racha na base aliada do prefeito. “Não fico na liderança de uma base dividida”. declarou. Vale lembrar que o racha na base do prefeito se deu por conta do projeto do atual presidente da Casa, David Reis (Avante), de realizar uma manobra para se reeleger.

PROJETO DIVIDIU BASE

A proposta de aprovar uma emenda à Lei Orgânica do Município (Loman) para permitir a reeleição de David Reis acabou dividindo a base aliada do prefeito, que não conseguiu entrar em consenso sobre a matéria. A renúncia de Marcelo Serafim é apenas uma das consequências da tentativa, classificada por muitos como golpe. O vice-líder do prefeito, vereador Everton Assis (UB), também renunciou.

CONVERSA DE BASTIDORES

Nos bastidores da CMM, comenta-se que Marcelo Serafim desejava ser o candidato do prefeito à presidência da Casa, o que acabou não se concretizando. Diz-se também que o candidato de David Almeida seria o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira (Avante), que nem vereador é atualmente. Alonso é suplente de Wanderley Monteiro (Avante), que é deputado estadual eleito.

MAIS MANOBRA

Caso confirmada a hipótese de Alonso Oliveira ser o candidato do prefeito à presidência da CMM, outra manobra seria necessária: Wanderley Monteiro teria de antecipar sua despedida do parlamento municipal, renunciando ao cargo de vereador, para permitir que Alonso assumisse sua vaga e ficasse apto a concorrer à presidência. O tempo, contudo, urge. As eleições já acontecem no dia 5 de dezembro.

PODER DE CONVENCIMENTO

Na hipótese de Alonso assumir a vaga de Wanderley Monteiro e concorrer à presidência da CMM, outro desafio se apresentaria ao prefeito David Almeida: convencer sua já dividida base a embarcar no apoio à candidatura de Alonso Oliveira. Tudo, entretanto, ainda são hipótese e conjecturas. O desenrolar desta sucessão, que vem se revelando uma verdadeira novela mexicana, só será conhecido verdadeiramente nos próximos dias.

CONDENADOS

O ex-prefeito de Autazes (AM) Wanderlan Penalber e o ex-secretário municipal de Finanças Jucimar da Silva Brito foram condenados pela Justiça Federal por por crime de responsabilidade, após desvio de verbas públicas para ampliação de unidade básica de saúde (UBS) no município. A ação penal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) aponta que o ex-prefeito e o ex-secretário foram responsáveis pelo desvio de R$ 111.025 repassados pela União em 2012 e 2013, como parte do Programa de Requalificação de Unidade Básica de Saúde – Qualifica UBS.

PELAS CRIANÇAS

Visando o fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital, pelos próximos três anos, o prefeito de Manaus, David Almeida, e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinam, nesta terça-feira (22), um termo de cooperação técnica para a iniciativa #AgendaCidadeUnicef – Manaus para cada criança e adolescente. Dados apontam que mais de 80% das crianças em situação de trabalho infantil são residentes daquele bairro.

LIXO ELETROELETRÔNICO

Durante a ação ambiental, no parque municipal do Mindu, no Parque Dez, realizada durante este fim de semana, foram arrecadadas aproximadamente duas toneladas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O “1° Drive-Thru” para arrecadação de lixo eletroeletrônico foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

PARA PEQUENOS E MÉDIOS

A Suframa realizou em parceria com a Connect Americas, na manhã desta segunda-feira (21), o evento virtual: “Conheça a ZFM: Oportunidades para PMEs”. A palestra teve como objetivo explicar como as pequenas e médias empresas podem se beneficiar de oportunidades oferecidas pela Zona Franca de Manaus (ZFM) e foi ministrada pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da Suframa, Luiz Frederico Aguiar.

NEGÓCIOS SUTENTÁVEIS

O 2º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) acontece na próxima semana, mais precisamente nos dias 29 e 30, reunindo várias lideranças nacionais e internacionais, no Studio 5 Centro de Convenções. Com o objetivo de apontar alternativas para se construir uma nova economia verde, o FIINSA vai debater alternativas em torno de cinco trilhas do conhecimento: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Comunidades; Desafios do empreendedorismo; e P&DI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).