Como parte das medidas de proteção da população ao novo coronavírus, anunciadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Manaus decidiu limitar às terças e quintas-feiras, no horário de 8h às 12h, os dias e horários para a solicitação do Boletim do Primeiro Atendimento, documento necessário para requerer o Seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT).
“O Samu 192 Manaus recebe, em média, 15 pessoas todos os dias para dar entrada na solicitação do boletim. Caso as informações estejam corretas, o documento é entregue em até 15 dias, o que significa dizer que o interessado tem que ir duas vezes, ou mais, à central, para receber o documento. Além de limitar para dois o número de dias para esse atendimento, estamos aumentando o prazo de entrega para 30 dias, a fim de diminuir o fluxo de pessoas”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.
O Boletim do Primeiro Atendimento é uma das documentações obrigatórias para o reembolso de Despesas Médico-hospitalares (Dams) em caso de acidentes de trânsito. Também é conhecido como prontuário médico, no qual constam quais foram as lesões sofridas pela vítima e o tratamento realizado.