Solenidade marca os 40 anos da instalação do TRT da 11ª Região

Na manhã desta terça-feira (14/12), o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT-11) realizou cerimônia alusiva aos 40 anos de sua instalação. O evento aconteceu de forma híbrida e reuniu magistrados, servidores e convidados no prédio anexo administrativo do TRT-11, em Manaus (AM). Com transmissão pelo canal do Tribunal no Youtube, a solenidade pode ser assistida em qualquer tempo no link: https://www.youtube.com/watch?v=7HoWjPd_c74

A cerimônia foi aberta pela desembargadora presidente do Tribunal, Ormy da Conceição Dias Bentes, após a execução do hino nacional brasileiro, interpretado pela banda da Polícia Militar do Amazonas. “Ainda vivenciamos momentos tão difíceis depois do coronavírus, notadamente com o estabelecimento do denominado ‘novo normal’, temos que continuar, com esforço e dedicação, a levar o nome de nosso regional a patamares mais altos, com o legado de nossos antecessores. Aproveito para agradecer imensamente o trabalho dedicado de todos que aqui atuam para dignificar nosso tribunal, e aos que se dedicaram ao longo dessa jornada de quarenta anos desde sua fundação, magistrados, servidores ativos e inativos, terceirizados e demais entes colaborativos”, afirmou a desembargadora.

A presidente do TRT-11 juntamente com o desembargador Antonio Carlos Marinho Bezerra, um dos fundadores do TRT da 11ª Região; a desembargadora Solange Maria Santiago Morais, vice-presidente; e a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque inauguraram a linha do tempo do TRT-11, com destaque para os fatos históricos mais marcantes da trajetória do Tribunal ao longo dos 40 anos. A linha do tempo foi um projeto desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) em parceria com o Centro de Memória do TRT-11 (Cemej11).

O desembargador aposentado Antônio Carlos Marinho Bezerra, considerado uma história viva do tribunal, fez uma retrospectiva da luta pela criação do TRT-11, que remonta  o final da década de 1970 e foi encabeçada pelo então juiz da 2ª Vara do Trabalho de Manaus, Benedicto Cruz Lyra. O movimento teve êxito, e em 1981 , a Presidência da República criou o TRT-11, que ele entende como o rompimento dos grilhões que nos ligavam ao TRT-8 (PA/AP). O desembargador destacou a iniciativa de comemoração dos 40 anos do TRT-11 com foco na história.

Falecidos durante a pandemia

Ainda durante a solenidade de 40 anos, foi feita uma homenagem aos servidores falecidos por conta da covid-19, com um vídeo produzido pela Ascom, que emocionou os presentes. O TRT-11 foi o Regional que mais perdeu servidores durante a pandemia do coronavírus – mais de 30 servidores ativos e inativos. Sobre a homenagem aos falecidos, a presidente do Tribunal declarou: “tivemos muitas perdas significativas de entes queridos, familiares, amigos, colegas de trabalho e tantos em que houve a construção de relacionamentos sociais. A eles, devemos nossas homenagens e todo nosso afeto e respeito, pelo que, movidos por esses sentimentos, prestamos um tributo aos servidores falecidos em razão da covid-19”.

Após este momento, houve a apresentação do grupo musical Sonata, seguida da apresentação musical dos servidores Laís dos Reis, Gevano Antonaccio e André Zaú. No encerramento, a banda da Polícia Militar tocou o Hino do Amazonas e os parabéns ao TRT da 11ª Região.

Acesse a galeria de fotos do evento.

https://www.flickr.com/photos/trt11/albums/72157720236295309