O senador reeleito Omar Aziz (PSD) se tornou definitivamente uma voz de ressonância nacional. Em entrevista ao UOL nesta sexta-feira (11), o senador pelo Amazonas criticou a nova nota emitida pelas forças armadas sobre os protestos bolsonaristas. Omar acusou os militares de conivência com atos antidemocráticos. “Na nota tem ‘atos democráticos’. Veja se pode ser chamado de ato democrático a pessoa pedir intervenção militar na frente dos quartéis”, criticou Omar.
LEGITMANDO A ANTIDEMOCRACIA
A nota divulgada pelas forças armadas confere legitimidade aos protestos antidemocráticos que ocorrem na frente dos quartéis. Diz que protestos são permitidos pela Constituição. É bem verdade que a Constituição permite protestos, mas veda que se pleiteie a ruptura da normalidade democrática. Pedir que o resultado de uma eleição legítima seja ignorado e que as forças armadas intervenham nesse processo é justamente demandar a ruptura da democracia. Portanto, antidemocrático e inconstitucional.
CONIVÊNCIA
Omar Aziz, que vai compor a equipe de transição do governo Lula na área da segurança pública, foi além em sua crítica às Forças Armadas. “Fico estarrecido que pessoas inteligentes, preparadas, assinem uma nota dizendo que isso é ato democrático. Isso é balbúrdia. É crime. E aqueles que aceitam isso estão sendo coniventes”, atacou, acrescentando que as Forças Armadas não cumprem seu papel constitucional de defender as fronteiras do Brasil.
ALEAM É PREMIADA
Executado pela Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Frempeei) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o projeto “Ação Empreendedora no Amazonas” foi o grande vencedor do III Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), na categoria Atendimento ao Cidadão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11), em Recife.
EMPREENDEDORISMO NA PERIFERIA
O projeto “Ação Empreendedora no Amazonas” leva atendimento sobre empreendedorismo aos bairros mais carentes da capital, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e da Escola do Legislativo. As atividades são de orientação, formalização e a capacitação, deixando os empreendedores aptos a solicitarem linhas de crédito para expandirem seus negócios. O projeto é uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (UB), presidente da Frempeei.
EXPECTATIVA NO COMÉRCIO
A injeção de R$ 1 bilhão na economia do Estado, com o anúncio pelo governador Wilson Lima (UB) do pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais, nos dias 12 e 13 de dezembro somado à antecipação do pagamento do mês de dezembro para os dias 21 e 22, gerou no comércio a expectativa de recordes de vendas no final do ano, refletindo, também, no número de novas contratações para o mercado de trabalho.
IMPACTOS DO TURISMO
Encerrou nesta sexta-feira (11) o segundo módulo do curso “Mensuração de Impactos do Turismo por meio da Matriz Insumo-Produto (MIP)”, realizado durante três dias no auditório da Suframa. A aferição de dados da atividade turística e o dimensionamento de seus desdobramentos nos diversos setores da economia foram alguns dos temas abordados durante os três dias. O curso foi promovido em parceria com o Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur-UEA) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
X-CABOQUINHO
A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) iniciou, nesta semana, a regularização dos estabelecimentos de gastronomia regional de Manaus, em especial as cafeterias, no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. A iniciativa tem como objetivo dar segurança ao turista que visita a capital amazonense. Mais de 30 cafeterias estão na lista para regularização.
IMUNIZAÇÃO
A população manauara poderá buscar dez pontos de vacinação contra a Covid-19, neste sábado (12), ofertados pela Prefeitura de Manaus para garantir e facilitar o acesso ao imunizante. As dez unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão operar das 8h às 12h, para todos os públicos a partir de 3 anos de idade. A lista oficial com os endereços, horários e vacinas disponíveis está no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br), ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19.