O deputado estadual Sinésio Campos (PT) realizou visita técnica em diversas áreas do município de Boca do Acre (distante 950 km de Manaus em linha reta) no domingo (23), para avaliar os riscos de desabamento provocados pela vazante dos rios Purus e Acre, na cidade. O objetivo é orientar e dar assistência à população sobre as ações de prevenção referente ao fenômeno natural.
“Continuamos somando esforços diários com várias ações pelo interior do Estado, assim como fizemos, agora, em Boca do Acre, para tentar minimizar os impactos sofridos pelas pessoas afetadas pelas vazantes dos rios”, declarou Sinésio Campos, que também é presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Muitas pessoas que moravam na orla da cidade também perderam suas casas devido a erosão provocada pelas vazantes. “Verificamos que, realmente, é uma situação de emergência. Há casas que foram, inclusive, demolidas devido à erosão. É necessária intervenção urgente para fazer um projeto que atenda às condições e corrigir problemas que estão ocorrendo na orla. Vamos preparar um relatório com todas as circunstâncias avaliadas em um laudo técnico, para que possamos encaminhar o processo”, esclareceu o engenheiro civil da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Thiago Costa, presente na visita.
De acordo com informações da Defesa Civil do Amazonas, cerca de R$5 milhões de reais foram destinados para o repasse de convênios com os municípios afetados pelas cheias e vazantes e R$30 milhões destinados para o auxílio enchente, que deverá atender mais de 100 mil famílias atingidas pela inundação.
Além do deputado estadual Sinésio Campos, a visita técnica ao município de Boca do Acre contou com representantes da Defesa Civil do Amazonas, Seinfra, deputado estadual Adjuto Afonso (PDT), prefeito Zeca Cruz (PP), vice-prefeita Luciana Melo (PSC), vereadores Valfrido (PMDB) de Oliveira Neto, Taísa de Oliveira Onofre (PP), Wilkerson Roderick Pires (MDB), Jonnathan Silva (PP), Edmilson Furtado (Cidadania), Genesia Rodrigues (PP) e Ana Queiroz (Avante).