Sinésio Campos negocia horário de encerramento das bandas de carnaval

O horário de enceramento das atividades das bandas de carnaval de Manaus foi alterado de 23h para 00h. A negociação da mudança foi feita pelo deputado estadual Sinésio Campo (PT), junto ao Governo de Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que havia determinado, anteriormente via portaria, o horário de 23h.

O anúncio da alteração foi feito na manhã desta segunda-feira (20), em reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), pelo secretário de Segurança, Louismar Bonates.

A reunião teve a participação da Associação das Bandas de Carnaval do Estado do Amazonas (Asbbam), representantes dos blocos e comandos das polícias Militar e Civil, Secretaria de Justiça do Estado, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), entre outros.

Na reunião, o deputado Sinésio Campos manifestou o agradecimento à Secretaria, na pessoa do secretário Bonates, e reafirmou o compromisso das bandas para a legalidade e empenho para a manutenção da ordem pública e cumprimento das leis. “Essa hora a mais vai fazer a diferença para milhares de pessoas que fazem do carnaval de rua uma fonte de trabalho e renda. A redução para as 23 horas prejudicaria as vendas e inviabilizaria, até mesmo custos com taxas para a regularização das bandas. Por isso acatamos o apelo da associação e apresentamos o pleito à Secretaria de Segurança”.

Louismar Bonates explicou que a redução do horário visava garantir a manutenção e evitar problemas de segurança, diante do número de casos de violência registrados no início deste ano. “Mas diante das ponderações apresentadas pelo deputado Sinésio, como porta-voz das bandas, o Governo do Estado entendeu serem plausíveis e decidiu refazer a estratégia para garantir a segurança durante o período do Carnaval. Decisão que vai demandar o aumento do efetivo e de trabalho das instituições. Contudo ressaltamos que o Estado vai agir com rigor para assegurar o cumprimento das leis”, alertou.

O presidente da Asbbam, Anderson Santos, agradeceu o apoio da ALEAM, via deputado Sinésio e ressaltou que as bandas beneficiam a economia formal e informal, por isso a alteração é positiva. “Entendemos que uma hora a mais não representa prejuízo à segurança. Esse carnaval é patrocinado pelos comerciantes da comunidade e beneficia do músico ao vendedor de batatas. Por isso estamos dividindo a responsabilidade coletiva com o cumprimento das leis”.