O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento Básico na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Sinésio Campos (PT), denunciou, na quinta- feira (04), a contaminação de 7 poços tubulares em Parintins, segundo município mais populoso do Amazonas.
Campos solicitou, através da Comissão que preside, um Laudo de Medição Para Potabilidade à Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), que constatou que, de 29 poços existentes no município, sete estão contaminados. O problema afeta aproximadamente 10 mil pessoas, que estão consumindo água fora dos padrões exigidos. “Pedimos que fosse realizado esse laudo para que não falem que estamos apenas com discurso político. Hoje comprovamos que 7 poços tubulares estão contaminados, no total de 29 que existem no município. Se estamos pensando na qualidade de vida das pessoas, é claro que temos que trabalhar pelo consumo de uma água potável. Água deve ser vida e não morte para o povo do Amazonas”, disparou o parlamentar.
O deputado disse que vai realizar, o mais urgente possível, uma Audiência Pública que pautará, junto às autoridades, sobre a efetivação de um sistema de abastecimento de água apropriado para o consumo humano. “Estamos constantemente nos posicionando para que sejam tomadas providências cabíveis quando se trata de água. Grande parte, se não todos os municípios do nosso Estado e até mesmo a Capital, sofrem com doenças provocadas pela falta de tratamento da água captada pelo sistema que abastece nosso Estado e municípios”, finalizou Sinésio.