Anunciado nesta segunda-feira (22) como uma inovação na política local, o “Jipe elétrico” de Amazonino (Cidadania) é, de fato, uma ideia providencial e simpática, mas está longe de ser uma inovação. É providencial porque resolve o problema de mobilidade do candidato da coligação “A Força do Povo”, que aos 82 anos não poderia fazer longas caminhadas pelos bairros de Manaus. É uma ideia simpática porque é uma forma de aproximar Amazonino e suas propostas da população. Mas já houve, há décadas, quem fizesse o mesmo.
OS ‘HOMENS DA KOMBI’
O “Jipe elétrico” pode ser classificado, no máximo, como uma adaptação de uma ideia muito utilizada na jornada política do ex-vereador e ex-deputado federal Francisco Praciano (PT), que, aliás, é candidato a deputado estadual no pleito de 2022. Praciano ficou conhecido por percorrer todos os bairros de Manaus em sua Kombi que, à guisa de trio elétrico, utilizava, subindo no teto, para disseminar suas ideias. A Kombi, aliás, foi herdada pelo deputado federal Zé Ricardo (PT), que acabou assumindo o epíteto de “Homem da Kombi”.
VELHOS PARCEIROS
Tanto a velha Kombi de Praciano, herdada por Zé Ricardo, quanto o Jipe de Amazonino são antigos parceiros de muitas campanhas. Não têm nada de novo ou novidade. Amazonino já percorreu vários bairros da cidade, em diferentes campanhas, no veículo. A adaptação para função de trio elétrico, para que dissemine suas ideias em campanha, serve bem às suas necessidades, mas é análoga à Kombi dos petistas. Afinal, não era de se esperar que o “Negão”, a essa altura do campeonato, subisse no teto de uma Kombi para discursar.
CULTURA POPULAR
Dentre os compromissos da agenda do governador Wilson Lima (UB) para esta terça-feira (23) estão encontros com dirigentes de duas das maiores manifestações da cultura popular no Estado. Às 12, o governador, candidato à reeleição pela coligação “Aqui é Trabalho”, se reúne com os presidentes dos grupos folclóricos de Ciranda. Em seguida, tem encontros com os presidentes das Escolas de Samba de Manaus.
PAUSA EM PESAR
A campanha de Ricardo Nicolau (SD), candidato ao Governo do Estado pela coligação “Nós, o Povo”, emitiu nota de pesar e anunciou a suspensão de todas as atividades por 24 horas, em decorrência do falecimento da mãe da candidata a vice-governadora em sua chapa, Cristiane Balieiro. Dona Delcenita Ferreira Jean faleceu, aos 56 anos, na manhã desta segunda-feira (22), após uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações de um câncer, informa a nota.
SHÁDIA VOLTA À SEMSA
O prefeito David Almeida (Avante) anunciou, em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (22), o retorno da médica Shádia Fraxe ao comando da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Shádia havia deixado o cargo em março para ficar disponível para uma possível indicação do prefeito para compor a chapa de reeleição do governador Wilson Lima (UB) como candidata a vice-governadora.
ESTREIA NO PASSO A PAÇO
Os guardas municipais de Manaus farão sua estreia armados durante o Festival Passo a Paço, que acontece de 3 a 6 de setembro. O anuncio foi feito pelo prefeito David Almeida, também por meio de suas redes sociais. O prefeito assinou o decreto que provê a guarda municipal de identidade funcional para que os primeiros 59 agentes possam atuar armados já no exercício da segurança do festival.
FORMAÇÃO DE OUVIDORES
Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação e Capacitação de Ouvidores, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio de sua Ouvidoria e Escola de Contas, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, das 9h às 17h. Os interessados em participar do curso devem inscrever-se, gratuitamente, pela plataforma da Escola de Contas Públicas através do link: https://ecpvirtual.tce.am.gov.br.