Sífilis no Amazonas: SES-AM alerta aumento em 2024

Prevenção da sífilis é essencial para reduzir a transmissão

No Dia Nacional de Combate à Sífilis, a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) alertou sobre o aumento significativo de casos no estado em 2024. Até setembro, 2.373 pessoas receberam diagnóstico da doença.A bactéria Treponema pallidum causa a sífilis, uma infecção sexualmente transmissível (IST). O uso de preservativos previne a doença.

Diagnóstico e tratamento gratuito nas unidades de saúde

O médico infectologista José Carlos Sardinha, da Fundação Alfredo da Matta (Fuham), destacou a importância da testagem precoce e do uso de preservativos. A Fuham oferece testes rápidos gratuitos para sífilis, HIV e hepatites B e C, de segunda a sexta-feira. Em caso de resultado positivo, o tratamento é iniciado imediatamente com penicilina benzatina. O paciente também recebe orientações para garantir a continuidade do tratamento.

Riscos da sífilis congênita e a importância do pré-natal

A sífilis pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, aumentando os riscos de complicações graves. Acompanhamento pré-natal é essencial para prevenir a sífilis congênita. A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou a necessidade de manter medidas preventivas e garantir que gestantes e seus parceiros realizem a testagem durante o pré-natal.

Testes e atendimento disponíveis em diversas unidades

Além da Fuham, outras unidades de saúde no estado, como a Fundação de Medicina Tropical e várias policlínicas, oferecem atendimento e testagem. A SES-AM recomenda a testagem regular para um diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento, evitando complicações futuras.

Acesso à prevenção e tratamento é essencial para conter a sífilis

Com casos crescentes em todo o estado, o uso de preservativos e a realização de testes são fundamentais para conter a transmissão da sífilis. A SES-AM reforça a importância da conscientização e do tratamento imediato.

Fotos: Divulgação/Fuham

Leia mais conteúdos relacionados à saúde pública e prevenção de ISTs no nosso portal! https://banzeironews.com/