O artista é lembrado pela genialidade nas produções musicais dos bois-bumbás.
Inaugurando uma nova forma de produção musical nas toadas do Festival de Parintins, o maestro Sidney Rezende, falecido em abril deste ano, promoveu uma verdadeira reviravolta musical. Foram várias as contribuições realizadas pelo artista mineiro, entre elas a introdução de inversões de acordes, e o uso do violão de base e dedilhado.
Conhecido como “Sidão” em Parintins, onde viveu há mais de três décadas, desembarcou na Ilha sem conhecer os Bois, mas gradualmente foi imergindo na cultura local. Iniciou tocando toadas com o ex-apresentador do Garantido, Paulinho Faria e logo em seguida participou na formação do regional Vermelho e Branco.
A primeira composição foi feita em parceria com Fred Góes, seu amigo, com o título “No brilho da lua”, gravada em 1991. Inserindo novos elementos técnicos, o maestro seguiu trabalhando em novas composições. Na canção ‘Andirá’, o Sidney confessou o fascínio pela música parintinense, fazendo em parceria com Emerson Maia, responsável por incluir novos versos nesta produção.
Rigoroso nos projetos musicais, o artista contava com produções artísticas inéditas, entre elas a composição “Vida Gerando Vida” que aborda a importância das abelhas nos biomas e Segredo do Rio, feita em parceria com Fred Góes e o saudoso poeta Thiago de Mello.
Homenagem ao Sidney Rezende
O Manauara Shopping homenageou o artista no último dia 24 de dezembro, exibindo um programa especial no YouTube. O programa traz 14 clipes das canções gravadas no Buritizal do shopping em 2021. Além, de um bate-papo entre Fred Góes e Simão Assayag, relembrando a carreira do grande amigo.
A conversa teve a mediação de Edmundo Oran, item oficial do Caprichoso e pode ser assistida no link: https://www.youtube.com/@manauarashop .
O Natal Manauara, projeto musical desenvolvido exclusivamente para o Manauara Shopping, foi o último trabalho dirigido pelo maestro Sidney Rezende. A iniciativa teve como objetivo valorizar a cultura local recriando as tradicionais canções natalinas nacionais e internacionais em ritmo de toadas.
“Foram grandes as contribuições que o maestro deixou para a cultura local, entre elas está o projeto Natal Manauara. A iniciativa é um grande presente de final de ano para as famílias amazonenses. Além de retomar este belíssimo trabalho, engrandece a genialidade musical do Sidney”, disse Isa Lucena, gerente de marketing do Manauara Shopping e idealizadora do projeto.