Sidney reúne com presidente do Peru e discute segurança das fronteiras

Em agenda oficial no Peru, o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) que está participando da Assembleia do Parlamento Amazônico, debateu a cooperação internacional da região. O primeiro dia ficou marcado pela visita ao congresso do país e um encontro com a presidencia da república para tratar sobre a segurança das fronteiras.

Durante o seu discurso no congresso que reuniu também parlamentares dos demais países que compõem a Amazônia, Leite defendeu políticas tranversais para a região, além da integração das informações e pesquisas sobre a área.

“Eu estive no congresso peruano junto com os demais colegas parlamentares que compõem o parlamento amazônico e defendi a criação de políticas tranversais, bem como a integração do que há pronto no campo da pesquisa e inovação, bem como os nosso saberes amazônicos, porque não haverá mudanças eficazes no sentido de manutenção e conservação, bem como da melhoria da qualidade de vida e redução da desigualdade, senão houver essa integração”, afirmou o deputado.

A soberania da região e a criação de políticas públicas efizes também foi pauta do encontro, que teve como objetivo buscar soluções e alternativas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, fortalecendo a população que nela reside, algo que deve impactar diretamente na qualidade de vida dessas pessoas.

visita presidencial

O deputado federal do Amazonas também reuniu com a presidente da república peruana e a conversa foi além da pauta ambiental, também envolveu a segurança das fronteiras, uma vez que Brasil, Peru e Colômbia estão interligados e sofrem hoje com o problema de piratas e rota de tráfico.

Alguns instrumentos devem ser implementados a partir dessa discussão preliminar que continua até a próxima quinta-feira (06).

Parlamaz

O Parlamento Amazônico é uma ferramenta fundamental para que as políticas públicas sejam de fato concretizadas do ponto de vista institucional dos países que compõem a região.

Fonte e Foto: Assessoria do deputado