Os servidores públicos da Prefeitura de Manaus podem se inscrever, a partir desta quarta-feira, 9/9, no processo seletivo para mestrados profissionais em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas (MPAM – 20 vagas) e em Governança e Desenvolvimento (MPGD – 30 vagas), ofertados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O alerta é da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), parceira da instituição.
O edital da seleção está disponível no site da Enap, no endereço http://enap.gov.br. As inscrições são gratuitas e seguem até 22 de setembro, na página http://processoseletivoenap.
No ato da inscrição, o candidato deve anexar o comprovante de proficiência em língua inglesa, referente aos últimos cinco anos, e o memorial com explanação sobre “a importância do mestrado profissional para a sua atividade e carreira profissional”, justificando a escolha do programa de pós-graduação e da linha de pesquisa para realização de seus estudos.
O candidato também deve anexar o pré-projeto, o qual pretende desenvolver, contendo o detalhamento do tema, problema central, metodologia e resultados esperados do trabalho de conclusão. Todos os modelos de documentos e formulários estão disponíveis no repositório da Enap, no site.
Os cursos têm duração total de 24 meses e o conjunto das disciplinas de cada um está estruturado em seis trimestres letivos. O MPGD tem carga horária mínima de 540 horas e é composto por 240 horas de
disciplinas obrigatórias, 60 horas de disciplinas optativas e 240 horas para elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso. O MPAM também possui carga horária de 540 horas, sendo composto por 240 horas de disciplinas obrigatórias, 120 horas de disciplinas optavas e 180 horas para elaboração e defesa do Trabalho e Conclusão de Curso.
A proposta da formação é oferecer conhecimento associado ao desenvolvimento da prática, proporcionando aos servidores públicos um conhecimento integral sobre as diversas ferramentas e questões referentes às políticas públicas.
Para a diretora-geral da Espi/Semad, Stela Cyrino, a seleção é uma excelente oportunidade para servidores públicos efetivos em exercício. “Com o propósito de atender as necessidades de formação e qualificação para a Administração Pública, a Enap, parceira da Espi/Semad, está ofertando esses dois cursos de mestrado, com o objetivo de oferecer ao servidor a oportunidade de conhecimento associado à prática”, destacou.
Prova on-line
As orientações sobre a prova on-line, prevista para acontecer no dia 26 de setembro, deverão ser publicadas pela Enap em edital específico. Os inscritos receberão e-mail com orientações.
Conforme o edital, a configuração mínima para o candidato realizar a prova é possuir computador (desktop ou notebook); sistema operacional Windows 7, 8, 8.1 e 10; browser homologado – Google Chrome ou Mozilla Firefox; no mínimo 500 Megabytes de memória RAM livre; no mínimo 10 Megabytes de conexão de Internet, preferencialmente via cabo; teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2); webcam devidamente ativada no computador e com a imagem livre de obstáculos, para captura das imagens do candidato; microfone.