A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, promoveu, na última semana, o curso de Educação Financeira para Colaboradores, com a instrutora Roberta Veras. Servidores do município de Urucará e servidores da Aleam concluíram o curso, aprendendo a gerenciar suas economias e a melhorar hábitos de consumo.
Segundo a instrutora Roberta Veras, o objetivo do curso foi mostrar a importância da educação financeira em todas as esferas da vida. Ela também comentou sobre o autoconhecimento e a gestão das emoções, uma vez que o indivíduo precisa identificar no seu comportamento o que o leva a uma desorganização e crise financeiras.
“Os participantes dividiram que, se tivessem sido educados financeiramente, teriam hoje outra forma de lidar com o dinheiro, gastando suas economias de forma apropriada. Também achei interessante eles terem comentado que passarão esse novo conhecimento para seus filhos, para que eles cresçam com mais consciência na relação com o dinheiro”, comentou Roberta.
De acordo com a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em 2018, seis em cada 10 brasileiros não se dedicam ao controle das suas finanças. Neste caso, 58% da população não tem controle financeiro. Daí a importância de cursos de educação financeira para crianças, jovens e adultos brasileiros.