Para ampliar o domínio e melhorar a performance no licenciamento urbano, servidores da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), dos setores de fiscalização e urbanismo, participam de uma série de treinamentos internos para capacitação de uso da plataforma ArcGIS.
Divididos em grupos, os colaboradores recebem treinamento produzido pela Gerência de Informação e Geoprocessamento (GIG) do instituto, com o suporte do gerente de Informação e Geoprocessamento, Luiz Augusto Albuquerque, atuando dentro do ambiente geocolaborativo do próprio sistema.
São técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA), Gerência de Mobilidade Urbana (GMU), Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), Diretoria de Operações (Diop), Divisão de Aprovação de Projetos (Diap) e da Gerência de Parcelamento do Solo (GPS), que já concluíram o treinamento.
A plataforma é um sistema de informação geográfica (GIS) usada para criação e utilização de mapas, compilação de dados geográficos, análise de informações mapeadas e gestão de informação geográfica em banco de dados.
Os treinamentos ocorrem com cargas horárias de 4 horas por dia, para conhecer especialmente a ferramenta de edição dentro do ambiente de colaboração.
O banco de dados no ArcGIS permite um melhor desempenho em relação ao trabalho dos setores técnicos e nas ações integradas de planejamento, desenvolvimento de projetos e fiscalização de forma mais adequada e sustentável para a cidade e para as demandas da população.
“Ferramentas tecnológicas ajudam a gestão pública a ser mais eficiente. Ter conhecimento do espaço geográfico é fundamental para tomada de decisões, gerando mapas mais precisos, temáticos e relatórios. Com os mapas e o georreferenciamento da área urbana identificamos as regiões com maior demanda de investimento, de serviços e para receber futuras intervenções”, comentou o vice-presidente do Implurb, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.