O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, fiscalizou no começo da tarde desta segunda-feira, 13/9, o andamento dos trabalhos de recuperação emergencial, com a utilização de máquinas, de uma área afetada por uma grande erosão na rua 197, bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus. Na ocasião, ele pediu celeridade nas obras, determinadas pelo prefeito David Almeida.
“O cenário já é completamente diferente aqui na rua 197, do conjunto Nova Cidade, onde estamos trabalhando em uma área afetada por uma erosão causada por uma construção irregular. Com muito esforço, homens e máquinas já reconstruíram a rede de drenagem e agora realizam o aterro do local, que antes colocava em risco ao menos 40 casas. Em ritmo acelerado, determinado pelo prefeito David Almeida, logo vamos superar mais este desafio”, afirmou Rotta.
A erosão, de nove metros de altura, foi causada durante o forte período de chuvas na cidade, deixando o local com um declive muito acentuado e colocando em risco mais de 40 residências. As obras devem recuperar 100% da área, para evitar que novas erosões aconteçam. No local, um dos grandes problemas era a rede de drenagem, formada por uma tubulação, com ligação clandestina do esgoto, que jogava água de forma irregular direto na erosão, o que aumentava ainda mais o tamanho da cratera.
A área será totalmente recuperada com aproximadamente 5 mil metros cúbicos de materiais e entregue aos moradores no prazo máximo de 90 dias, por conta da complexidade no local. A meta é que não haja risco de ocorrer uma nova erosão.
Morador das proximidades da erosão, Cleilton Santos, afirmou que a obra era um pedido antigo dos moradores. Ele disse que só agora vai poder dormir tranquilo.
“A gente fica grato, pelo trabalho que a prefeitura está executando aqui, porque fazia tempo que este buraco estava aumentando e já tínhamos um certo temor de que tomasse proporções maiores. A partir de agora, a gente começa a ficar mais tranquilo. Agradeço a Deus pela atitude do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta, que vieram aqui de bom grado, conversaram com a comunidade, viram o que estava acontecendo e tomaram uma atitude, mandando as equipes da Seminf, que já estão trabalhando”, disse o morador.