Semulsp realiza lavagem e sanitização de todos os terminais de ônibus. Para combater a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19, a Prefeitura de Manaus realizou nesta semana a limpeza e sanitização de todos os terminais de ônibus da cidade, que recebem diariamente cerca de 1.200 ônibus do sistema de transporte urbano.
Semulsp realiza lavagem e sanitização de todos os terminais de ônibus.
A ação está sendo coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, informa que essa sanitização é necessária porque o serviço de transporte coletivo está funcionando para atender a quem necessita.
“Como parte da luta contra o coronavírus, a Prefeitura de Manaus está fazendo a desinfecção de todos os terminais, estações de embarque e paradas de transporte coletivo. Essa ação deve ser feita com regularidade, enquanto durar a pandemia. É uma determinação do prefeito David Almeida e vamos cumprir para prevenir e barrar o aumento desse vírus”, disse.
Segundo Martins, diariamente, 208 linhas de ônibus distribuídas em todas as zonas da cidade, levam 140 mil passageiros em direção aos terminais e plataformas. “E para proporcionar mais saúde pública aos usuários dos coletivos, a prefeitura tem realizado ações de limpeza, sanitização e prevenção, que vão preservar a população da Covid-19”, assegurou.
Os terminais 5 e 2 foram sanitizados na terça, 18/1, e quarta-feira, 19, respectivamente; o terminal 1 foi higienizado na noite desta quinta-feira, 20. Além dos terminais de ônibus, a prefeitura também acompanhou a sanitização na garagem da empresa de transporte São Pedro e na Cooptran, cooperativa de micro-ônibus alternativos que atende aos usuários da zona Leste da cidade.
A prefeitura segue com o cronograma de sanitização para todo o sistema de transporte da cidade. Para a próxima semana, o IMMU, vai acompanhar a lavagem do terminal central da cidade, localizado na praça da Matriz, centro da cidade.
As ações incluem lavagem das plataformas e pistas de rolamento e desinfecção dos equipamentos de uso comum, diariamente, durante a madrugada. Além disso, ao longo do dia os locais também recebem varrição e recolhimento de lixo, além de reforço na higienização e desinfecção.