No dia de combate à poluição, a Prefeitura de Manaus realizou uma carreta pelas principais ruas da cidade com objetivo de levar a conscientização ambiental e diminuir a poluição nos rios e igarapés de Manaus.
Uma carreata com quase 2 toneladas de lixo reciclável retiradas dos rios e igarapés partiu da sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e percorreu as principais ruas do Centro de Manaus, e se direcionou ao Parque do Mindu, onde ocorreu uma ação de drive-thru para recolhimento de descarte de reciclável.
Um dos responsáveis pela campanha, o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, destacou que, apesar dos esforços do poder público, se a população não colaborar no descarte correto, o trabalho não terá efeito.
“Todos os dias estamos nas ruas, de porta em porta, fazendo o trabalho de conscientização ambiental e retirada de lixeiras viciadas, mas nossas ações só têm validade com o apoio da população”, destacou.
O titular da Semulsp, Sabá Reis, ressaltou que, diariamente, mais de 27 toneladas de lixo são retiradas dos rios e igarapés de Manaus. “Mais da metade deste lixo é material reciclado, que poderia ser revertido em coleta seletiva e virar dinheiro. Por isso a determinação do prefeito David Almeida é que possamos cada vez mais levar essas ações de conscientização e reciclagem para nossa população, pois o descarte correto ajuda a evitar problemas, como alagações irregulares”, destacou.