Semsa encerra Outubro Verde e Rosa em Manaus

A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) encerrou suas campanhas do Outubro Verde e Rosa em Manaus, focando na prevenção do câncer de mama e no combate à sífilis. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 31/10, no auditório do Complexo de Saúde Oeste. Durante a programação, os profissionais de saúde discutiram o tema “Autocuidado e Prevenção”, promovendo a conscientização sobre a importância do autocuidado para os servidores da saúde.

Conscientização sobre a Sífilis

Flavia Alves da Silva, gerente de Atenção à Saúde do Disa Oeste, organizou a atividade para sensibilizar os profissionais sobre a importância da saúde deles próprios, já que isso impacta diretamente na qualidade do atendimento à população. Ylara Costa, técnica do Núcleo de Controle do HIV/Aids, destacou os riscos da sífilis, uma infecção que, se não tratada, pode resultar em complicações sérias, especialmente em gestantes. “Hoje, a sífilis é a IST com maior número de casos em Manaus, e a atenção deve ser redobrada durante a gestação”, alertou Ylara.

Importância do Outubro Rosa

O Outubro Rosa também foi tema da programação, com ênfase na detecção precoce do câncer de mama. O médico Agnaldo Barroso ressaltou a relevância de realizar exames preventivos regularmente, como a mamografia. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%”, destacou Barroso. Ele encorajou as mulheres a agendarem pelo menos um exame anual, não apenas em outubro, mas em qualquer momento do ano.

Os dados alarmantes sobre a sífilis e a necessidade de prevenção do câncer de mama reforçam a importância de campanhas como essas. Em 2024, Manaus registrou 2.393 casos de sífilis adquirida, 1.457 em gestantes e 335 de sífilis congênita. A Semsa enfatiza que as Unidades de Saúde estão à disposição para diagnóstico e tratamento.

Fotos: Semsa

Promover saúde e bem-estar é um compromisso constante. Para saber mais sobre prevenção e cuidados, continue acompanhando nossas atualizações sobre saúde e bem-estar. https://banzeironews.com/