Palestra de especialista apresentará exigências ambientais que precisam ser feitas às empresas que participam de licitações públicas
Para observar e atender às normas ambientais nacionais, os órgãos públicos devem fazer certas exigências ambientais em contratos com prestadores de serviços, especialmente em processos licitatórios. Para explicar melhor essa situação e orientar a administração pública local, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) em parceria com o Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (Simasa), realiza o Seminário Balanço Socioambiental, no dia 7/11, no Fórum Trabalhista de Manaus ministro Mozart Victor Russomano, localizado na Rua Ferreira Pena, Centro.
O evento, previsto para acontecer de 9h às 11h, terá palestra do especialista Takashi Yamauchi, relator de Normas de Responsabilidade Social e Ambiental da ISO e da ABNT, com atuação no mercado e divulgação para o Terceiro Setor. Para o chefe da Seção de Gestão Socioambiental e Acessibilidade do TRT-11, Moisés Melo Falcão, o principal tema é a atenção para a exigência de relatórios socioambientais das pessoas jurídicas que concorrem em processos licitatórios de órgãos públicos. “Será um seminário de esclarecimento para que os órgãos se adéquem cada vez mais à essas exigências”, diz.
De acordo com Moisés, essas adequações do setor público às normas ambientais definidas na legislação nacional e local (Estado e Município) têm reflexos positivos na qualidade de vida dos trabalhadores, já que as empresas que concorrem em licitação precisam cumprir os processos de sustentabilidade informados no relatório. O objetivo é fazer com que, por meio do setor público, a aplicação do Balanço Social e Ambiental seja difundida junto ao setor empresarial e aos sindicatos dos trabalhadores.
O Seminário terá transmissão ao vivo pelo canal do TRT-11 no Youtube. Também serão entregues certificados aos participantes com duração de 2h. A cooperação entre o TRT-11 e o Simasa prevê ainda que seja definida uma agenda de eventos para 2024. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla (Seminário Balanço Socioambiental em Manaus – 2023 – Sympla ).
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Arte: Renard Silva