Seminário ‘Saúde Mental pela Vida’ discute prevenção ao suicídio e diagnóstico de burnout na Aleam

A Comissão de Assistência Social e Trabalho (CAST) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, na terça-feira (10/9), evento voltado à conscientização sobre a saúde mental.

O seminário “Saúde Mental pela Vida” reuniu especialistas no mini plenário Cônego Azevedo para debater temas como prevenção ao suicídio, depressão, bullying e a necessidade de um diagnóstico adequado para o burnout.

A deputada estadual Mayra Dias, presidente da CAST, abriu o evento destacando a relevância do seminário em uma data tão simbólica como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

“Trouxemos três palestrantes das áreas de assistência social, jurídica e psicológica. É fundamental passarmos para a sociedade o quanto precisamos abordar esse assunto, alertar e ficar atentos para ajudar cada vez mais as pessoas que sofrem”, afirmou a deputada.

A assistente social, Ana Karla Pimenta Noronha de Almeida, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Benjamin Matias Fernandes, trouxe reflexões sobre a importância do cuidado e do acolhimento no tratamento de transtornos mentais. Já Marília Freire, mestranda em Psicologia e ativista de direitos humanos, abordou o impacto do bullying e da depressão nas vítimas e a urgência de intervenções eficazes.

O professor universitário e especialista em Direito Penal, João Batista do Nascimento Filho, destacou a necessidade de respaldo jurídico para assegurar a dignidade humana no contexto das doenças mentais.

A discussão reforçou o compromisso da Comissão com a promoção de políticas públicas de saúde mental, reiterando a necessidade de um diagnóstico preciso e tratamento adequado para problemas como o burnout, que afeta tanto trabalhadores quanto estudantes. O seminário encerrou com um chamado à mobilização social para enfrentar os desafios da saúde mental, promovendo diálogo e apoio às pessoas que enfrentam esses transtornos.

Foto: Aguilar Abecassis