Evento realizado pela Faculdade Martha Falcão (FMF) vai ocorrer a partir da próxima segunda (28/06) e contará com a participação dos mais renomados arquitetos do país; inscrições gratuitas
O papel do arquiteto nos desafios do cotidiano amazonense é um dos temas da Semana de Arquitetura e Urbanismo (SEMANAU 2021), que acontece entre os dias 28 e 30 de junho. O evento realizado pela Faculdade Martha Falcão (FMF), – tem como tema “Arquiteto, qual o seu papel na sociedade?”, – e vai reunir acadêmicos, especialistas da área para debater a importância do profissional no desenvolvimento de um ambiente. As palestras serão todas virtuais e as inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/semanau .
A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da FMF, Emma Diniz disse que o SEMANAU 2021 é aberto a profissionais e estudantes do Amazonas e trará as novidades da área para um debate amplo e democrático sobre as tendências do mercado.
“Vamos ter a apresentação dos trabalhos acadêmicos da FMF e debates de integração dos diversos níveis de discussão e análise do contexto atual do papel do arquiteto nos ambientes mais íntimos, como a sua casa e seu home office, até a espacialidade da nossa cidade, objetivando colaborar na reflexão da importância do profissional de arquitetura na nossa sociedade atual”, explica a professora Emma.
Emma destaca também que durante os três dias de SEMANAU 2021, alunos de arquitetura e urbanismo da Faculdade Martha Falcão vão apresentar os projetos desenvolvidos no laboratório da instituição de ensino e que estarão à disposição da sociedade amazonense. A docente deu um spoiler dos trabalhos que serão mostrados no evento.
“Seis alunos vão apresentar projetos que vão desde a casa de parto humanizado até o parque urbano à margem do rio Negro”, frisou a professora.
Entre os palestrantes do SEMANAU 2021, estão o arquiteto Laurent Frost, no dia 28/06; falando do que é ser arquiteto; o professor Otoni Mesquita, no dia 29/06, com uma discussão sobre arte, patrimônio e cidade, entre outros especialistas da área.
Programação:
Dia 28 – “Arquitete-se”
8h30 – Abertura
9h – 10h30 – Palestra Arquitetando a Natureza
10h30 – 12h – Palestra O Papel da Fotografia de Arquitetura
14h – 15h30 – O Diagrama no Processo do Projeto
15h30 – 17h – O Diagrama no Processo do Projeto
17h – 18h – Arquitetura e Suas Possibilidades Além do Projeto
19h – 21h – O Diagrama no Processo de Projeto
Dia 29 – “Urbanize-se”
8h30 – Abertura
9h – 10h30 – Perspectivas da inovação para cidades inteligentes
10h30 – 12h – Arquitetura como atrativo turístico
15h – 16h – Palestra O Habitat e o despertar da memória afetiva
16h – 17h – Novos olhares para o patrimônio cultural da saúde
17h – 18h – As intervenções urbanas e alterações hidrogeomorfológicas na cidade de Manaus
19h – 21h – O papel do poder público na pauta de direito à saúde
Dia 30 – AJA (Apresentação de resultado de trabalho de alunos da faculdade)
8h – 12h – Abertura: Arte e Cidade
14h – 18h – Perspectivas da inovação para cidades inteligentes
19h – 21h – Espaço discussão Funea: Divulgação dos vencedores da mostra de trabalhos