Semana de Educação Digital destaca cidadania e responsabilidade
A Semana de Educação Digital, programada de 29 de outubro a 1º de novembro, busca capacitar educadores e alunos para o uso responsável das tecnologias e mídias no ambiente escolar. Durante a abertura do evento, Anderson Passos, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) da Bahia, enfatizou a importância das mídias digitais na educação. “A pandemia impulsionou o uso da tecnologia em sala de aula de forma abrupta”, destacou Passos, lembrando das transformações nos métodos de ensino.
Reflexões sobre a cidadania digital
O evento, que ocorre no âmbito da Alfabetização Midiática e Informacional da Unesco, terá palestras e oficinas. Estas atividades visam promover a educação midiática ao incentivar o senso crítico na verificação de informações e combater as fake news. “O desafio atual é garantir que os jovens aprendam a validar as informações que recebem”, explicou Roni Miranda, secretário de Educação do Paraná.
Ferramentas para o ensino conectado
A coordenadora Larissa Ebeling destacou que a Semana faz parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas (Enec), lançada no ano passado, cujo objetivo é garantir conectividade em todas as escolas públicas. O projeto visa promover uma cidadania digital inclusiva, que fomente a criação de conteúdos positivos no ambiente digital. Além de fornecer acesso à tecnologia, a Enec incentiva a produção e reflexão sobre o conteúdo digital que circula entre os jovens.
Educadores, estudantes e representantes de organizações civis podem se inscrever para participar deste evento que visa transformar a forma como as mídias digitais são utilizadas na educação. Para saber mais sobre o evento e como participar, acesse o site da Secretaria de Comunicação (Secom) e faça sua inscrição.
Fonte: Divulgação/MCTIC
Continue acompanhando mais conteúdos sobre educação digital e cidadania aqui no nosso portal!