O Palmeiras terá um grande desfalque para estreia na Copa Libertadores, na próxima quarta-feira (8): Yerry Mina está suspenso, pois foi expulso quando defendia o Santa Fé-COL, em 2016. A boa notícia é que o substituto natural dele, Edu Dracena, tem feito ótimas partidas nesse começo de ano.
Mina sofreu uma lesão no final do ano passado e precisou passar por uma preparação física diferente no começo de ano. Então Edu Dracena disputou quatro partidas na vaga do colombiano e deu conta do recado – o time sofreu apenas dois gols nesses jogos.
Os números de Dracena foram parecidos ou superiores aos de Mina em 2017. Ele ganhou mais jogadas aéreas (81% contra 66,7%), igualou a média de duelos vencidos (76% para ambos) e acertou muito mais interceptações e cortes. Até os acertos nos números de passes foram parecidos: Edu teve média de 87,4%, e Mina 88,2%.
Nem sempre foi assim. No ano passado, antes de Mina ser contratado, Dracena não era um titular confiável, seja pelas atuações irregulares ou por questões físicas. Quando ele virou um reserva, usado apenas para situações específicas, passou a jogar melhor no Campeonato Brasileiro. E a estreia na Libertadores é a oportunidade ideal para mostrar que ele é, na verdade, um reserva de luxo.
Fonte: Goal