‘Sem Eduardo era tudo mato’: o deslize ecológico do marketing de Braga

Em uma peça de pré-campanha postada nas redes sociais, a equipe de marketing do pré-candidato ao governo do Amazonas Eduardo Braga (MDB) dá uma escorregada ecológica ao chamar a vegetação composta de fragmentos de floresta e mata ciliar, que existiam na área onde agora está a avenida das Torres, de “mato”. “Sem Eduardo era tudo mato. Com Eduardo, Av. das Torres”, diz a peça publicitária, ignorando os atuais parâmetros de política ecológica e depreciando a floresta ao chamá-la de “mato”.

TIRO PELA CULATRA

Inegável a necessidade e funcionalidade de uma obra como a avenida das Torres para o desenvolvimento e melhor fluidez do trânsito de Manaus. Bem verdade que trata-se de uma obra do governo de Eduardo Braga. Dizer que foi preciso se livrar do “mato” para dar lugar ao progresso, entretanto, é um conceito bastante anacrônico. Ficou no passado. Quando efetivamente chamávamos a floresta de mato e víamos nela empecilho para nosso progresso. Não cabe mais atualmente a quem pretende governar o estado que abriga a maior porção de floresta amazônica do mundo.

QUEM APOIA QUEM

Alguns sites de notícias locais publicaram que o ex-presidente e pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o apoio à candidatura de Eduardo Braga no Amazonas. O que realmente aconteceu – e pode inclusive ser confirmado em vídeo postado nas redes sociais de Braga – foi o anúncio de que o MDB em 11 Estados, incluindo o Amazonas, apoiará a candidatura de Lula. O anúncio foi feito pelo próprio Braga, que é inegavelmente uma das maiores lideranças nacionais da legenda.

INFORMAÇÕES TRUNCADAS

A assessoria do deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) presta um desserviço à transparência da informação ao repassar notícias truncadas sobre o estado de saúde do parlamentar. Nesta segunda-feira (18), quando veículos noticiaram que o deputado havia sido transferido às pressas para São Paulo após apresentar um quadro de aneurisma, a assessoria se apressou em chamar de fake news e informar que ele havia viajado para um check up de rotina. Já nesta terça-feira (19), a assessoria informa que o parlamentar, no último fim de semana, precisou de atendimento médico e viajou a São Paulo para realização de check-up.

ROTINA OU EMERGÊNCIA?

Ora, se precisou de atendimento médico, não foi fazer check up de rotina. E vislumbra-se alguma verdade na informação, dada por colegas parlamentares de Dermilson, de que ele passou mal no sábado e foi transferido para SP. A nota sobre o estado de saúde do deputado explica ainda que ele “agora já se encontra bem e retornará ao trabalho assim que o recesso parlamentar se encerre, no próximo dia 1º de agosto”. Já se encontra bem? Não estava bem o tempo todo e as notícias sobre ter passado mal eram fake news? Assim fica difícil trabalhar com a verdade.

‘NEGÃO’ ENSINA

Neste ponto, o ex-governador e pré-candidato ao governo Amazonino Mendes (Cidadania) já tira de letra. Divulga logo um vídeo tomando uma cervejinha, ou fazendo a barba com um aparelho de barbear dourado bem caro – que ninguém é obrigado a nada –, e desfaz qualquer dúvida sobre seu estado de saúde. Afinal, adoecer e precisar de cuidados médicos nunca foi demérito para ninguém. Já tentar encobrir a verdade com notícias falsas não é prática louvável para figuras públicas da política.

VISITA GRATUITA

Foi sancionada a lei de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro que garante aos amazonenses o direito de visita gratuita a museus e prédios históricos no Estado. Segundo dados da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), os amazonenses representam apenas 25% do público que frequenta os museus mantidos pelo Estado. De acordo com a Lei, a gratuidade vai ocorrer em um dia fixo por semana, que será escolhido pela administração do local, preferencialmente em dias de menor fluxo de turistas.

JÁ VALIA NO TEATRO AMAZONAS

Vale lembrar que a regra já é válida há pelo menos uma década para o Teatro Amazonas. Foi divulgada pelo então secretário de Cultura Robério Braga, em 2012. À época, após ordenar que um aviso fosse afixado na entrada do teatro, o secretário afirmou que sempre foi assim e que as pessoas é que não sabiam. Para fazer uma visita gratuita ao TA é só apresentar carteira de identidade comprovando que é amazonense. No caso da lei sancionada agora e válida para os outros espaços culturais, além de valer para um dia específico a ser estabelecido, o benefício poderá não ser concedido em dias que recaiam sobre feriados nacionais, estaduais, municipais ou ponto facultativo.

BUMBÁS NO SAMBÓDROMO

Calma, ainda não é um revival da temporada dos bumbás de Parintins que, afinal, mal acabou. Dessa vez são os bois-bumbás de Manaus que se apresentam na 4ª edição do Festival Folclórico do Amazonas, nesta sexta-feira e sábado (22 e 23), a partir das 20h, no Centro de Convenções de Manaus, o Sambódromo. A entrada é gratuita. Ao todo, o evento conta com seis bois nas categorias Master A e B. Além de adotar o formato presencial, neste ano, a transmissão do evento será feita por meio da TV e rádio Encontro das Águas.