Sem apoio do exército, comitiva parlamentar não vai à Terra Yanomami

A comitiva parlamentar formada por deputados federais e senadores para apurar denúncias de indígenas contra garimpeiros em Terras Yanomami acabou não cumprindo um de seus principais objetivos na ida até Roraima: visitar a comunidade Aracaçá, que só é acessível de avião ou helicóptero e está localizada próximo à base militar de Surucucu. O problema é que a comitiva, que tinha o deputado federal pelo Amazonas Zé Ricardo (PT) como integrante, contava com o apoio logístico do Exército para chegar a Aracaçá, o que foi negado.

“RESTRIÇÃO DE MEIOS AÉREOS”

Na resposta negativa ao pedido do senador Humberto Costa (PT-PE), o general Francisco Humberto Montenegro Junior alegou “restrição dos meios aéreos disponíveis na região amazônica”. Sem o apoio logístico, a comissão ficou restrita a Boa Vista, onde realizou audiências para colher depoimentos e denúncias, não conseguindo ir verificar a situação in loco, um de seus principais objetivos.

CORPO A CORPO EM ITACOATIARA

Com a pré-campanha ao Senado de vento em popa, o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) postou em suas redes sociais vídeos da visita que fez ao município de Itacoatiara. Bem ao estilo de campanha eleitoral, Arthur fez corpo a corpo com os eleitores da cidade, deu entrevista em rádio local e, principalmente, apareceu para os cidadãos itacoatiarenses. Afinal, como reza o ditado: quem não é visto não é lembrado.

OMAR FOI MAIS LONGE

Principal adversário de Arthur na disputa pela única vaga disponível no Senado nas eleições deste ano, o senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato à reeleição, também esteve no interior. Mas foi além da região metropolitana. Omar foi à região da tríplice fronteira onde anunciou, em Atalaia do Norte, a liberação de R$ 5 milhões em emendas parlamentares para a revitalização da orla do município.

CIDADÃO URICURITUBENSE

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB) recebeu, nesta sexta-feira (13), o título de Cidadão de Urucurituba. A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade pelos 11 vereadores do município. A solenidade de concessão do título foi realizada na Câmara Municipal de Uricurituba e contou com a presença do prefeito José Claudenor Pontes, o Sabugo, do vice-prefeito Leôncio Tundis, além de vereadores, secretários e outras autoridades do município.

MAURO CAMPBELL ELEITO

O amazonense Mauro Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi eleito pelo pleno da Corte para o cargo de diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para o biênio 2022-2024. A Escola é o órgão oficial de treinamento de juízes estaduais e federais. Cabe a ela regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na magistratura. Mauro Campbell era procurador-geral de Justiça do Amazonas quando foi indicado ao cargo de ministro do STJ, em 2008.

FAZENDA AUTUADA POR DESMATAMENTO

O Programa Carne Legal do Ministério Público Federal (MPF) firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Fazenda Arizona, localizada em Boca do Acre, no Sul do Amazonas, autuada pelo desmatamento de mais de seis hectares da área da propriedade. O Programa Carne Legal monitora a origem do gado comercializado no país, restringindo a venda de produtos oriundos de áreas de desmatamento, trabalho escravo ou áreas ocupadas ilegalmente.

BARREIRINHA DÁ O EXEMPLO

O município de Barreirinha se tornou o primeiro município do estado a comprar alimentos de produtores quilombolas a partir de chamada pública. Com a iniciativa, pela primeira vez no Amazonas, os produtos da merenda de escolas quilombolas são fornecidos por produtores da própria comunidade tradicional. A conquista é fruto da atuação da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (Catrapoa), um fórum permanente que envolve dezenas de órgãos públicos das três esferas de governo, representantes de entidades não-governamentais e lideranças indígenas e agroextrativistas.

LIVROS DE GRAÇA

Acontece neste sábado (14), a partir das 17h, no parque municipal Ponte dos Bilhares, a 6ª edição da Feira de Livros de Manaus. O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus e disponibiliza, de forma gratuita, obras de diversas áreas. Nesta edição, ao todo, estarão disponíveis mais de 30 mil exemplares. Além disso, o evento vai contar com apresentações culturais, espaço gastronômico e exposição de artesanato.

HEMOAM CONVOCA

O hemocentro da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de todos os tipos sanguíneos para realizarem ajudarem a regularizar o nível de seu estoque. A média de doações das duas últimas semanas caiu para 160 doadores por dia. Para regularizar o estoque, são necessárias 250 doações por dia. Nesta sexta-feira (13), foi registrada uma queda no estoque de sangue para todos os tipos sanguíneos.