Segurança pública é debatida com todos os órgãos da estrutura municipal

Segurança pública é debatida com todos os órgãos da estrutura municipal. Encontro aconteceu no bairro Parque 10, com foco no armamento letal que a Guarda Municipal passará a usar.

Segurança pública é debatida com todos os órgãos da estrutura municipal

Reunião foi realizada na manhã de sexta-feira (8/4) com integrantes do Grupo Integrado de Segurança Pública, composto por todos os órgãos municipais.

O encontro aconteceu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10  de Novembro, zona Centro-Sul, e foi presidido pelo titular da Pasta, Sérgio Fontes.

A segurança tem uma procura recorrente em todas as pastas do Executivo Municipal e com a expectativa de armamento letal da nova Guarda Municipal, muitas demandas têm chegado a ele.

Segurança nas unidades escolares é debatida com todos os segmentos da prefeitura de Manaus

Sérgio Pontes é titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

Como essas demandas aumentaram, por parte de outras secretarias, foi formado o Grupo, para aproximar os órgãos e discutir os problemas que existem, muitas vezes em conjunto.

O grupo tem como principal foco, mapear as ocorrências nas áreas em comum. Para Fontes, tanto a sociedade como a estrutura municipal, precisam saber o que a secretaria propõe.

Mais de 10 representantes de secretarias estiveram, presentes, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Semed trabalha com um projeto-piloto o “Proseg”, que conta com o apoio irrestrito da Secretaria de Segurança Pública (Sesep-Am).

O projeto consiste no quantitativo das ocorrências, principalmente no mapeamento dessas áreas de maior incidência.

Fortalecer a segurança nas unidades escolares é o foco principal, por isso a Pasta está fazendo essa interlocução, buscando somar esforços para conter o vandalismo e furtos.

A coordenadora do projeto, Ilenilda Felipe, reforçou que já se nota uma grande diferença nas unidades escolares, no quesito segurança, desde que a secretaria encampou essa luta.

Representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), também participaram da reunião.

Eraldo Leal, da Ageman, também destacou a importância do grupo para atuação de vários serviços, nem sempre ligados à segurança pública e patrimonial.

Lembrou que sempre são recebidos de forma hostil pela população e, com o grupo, poderá ser feito um trabalho conjunto nas operações.

Além da estrutura de segurança, a reunião também teve uma breve apresentação do plano de contingência da operação Cheia 2022.

A operação começa a ser implementada a partir da próxima segunda-feira (11/4).

Fonte: Semseg