Quase 34 milhões de eleitores poderão votar no segundo turno das eleições municipais, que acontece neste domingo, 27 de outubro, a partir das 8h (horário de Brasília). Nessa fase, 15 capitais e outros 36 municípios escolherão seus prefeitos para os próximos quatro anos. Eleitores de cidades com fusos diferentes, como Cuiabá, Manaus e Campo Grande, devem votar das 7h às 16h no horário local. Cada turno é uma eleição independente, o que permite que cidadãos que não votaram na primeira fase participem normalmente neste domingo.
Prefeituras em disputa: onde haverá o segundo turno?
A legislação brasileira prevê segundo turno apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores onde nenhum candidato obteve a maioria absoluta dos votos válidos. Neste ano, 15 capitais brasileiras, incluindo São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte, realizam o segundo turno. Além delas, cidades como Guarulhos (SP) e Niterói (RJ) também retornam às urnas. Nesses municípios, o voto é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos. Pessoas com mais de 70 anos, analfabetos e jovens de 16 e 17 anos têm voto facultativo.
Regras para votação e documentos necessários
Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como o e-Título, carteira de identidade ou CNH. Embora o título eleitoral não seja obrigatório, o eleitor deve saber seu local de votação, disponível no aplicativo ou no site do TSE. Durante a votação, os eleitores não podem portar eletrônicos na cabine para garantir o sigilo do voto.No entanto, os eleitores podem usar dispositivos como aparelhos auditivos.
Segurança e justificativa de ausência
Eleitores que não comparecerem à votação podem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título ou em pontos físicos organizados pelos TREs. A justificativa deve ser apresentada até 60 dias após o pleito. Além disso, o transporte de armas é proibido 24 horas antes e depois das eleições para garantir a segurança. Forças policiais podem se aproximar dos locais de votação apenas com autorização judicial.
O órgão criou o site site Fato ou Boato, que traz esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Com a apuração ao final deste domingo, os eleitores conhecerão os prefeitos eleitos para o mandato 2025-2028. Acompanhe nossa cobertura completa sobre os resultados e não perca nenhuma atualização sobre a política local. https://banzeironews.com/