Objetivo é fortalecer ações de combate à violência nas escolas
Em alusão Dia Nacional de Combate ao Bullying, 7 de abril, o secretário de Estado, Luiz Castro, lançou, na manhã desta segunda-feira (8/4), a campanha “Bullying não é brincadeira – Pratique o respeito nas escolas”. Com atividades durante todo mês, o foco da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) é o fortalecimento das ações de prevenção e combate às violências.
O evento de lançamento aconteceu no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus, onde foi apresentada aos psicólogos, coordenadores, gestores e assistentes sociais que atuam na rede, a Coordenação Psicossocial na Seduc-AM. Quando assumiu, a atual gestão encontrou o serviço psicossocial sem uma coordenação, sendo desenvolvido somente pelas Coordenadorias Distritais, sem que houvesse orientação ou intervenção da gestão.
Segundo Luiz Castro, o objetivo da coordenação é planejar ações para toda a rede e integrar os trabalhos de maneira quantitativa e qualitativa para atingir os 420 mil alunos. “Hoje é difícil até identificarmos onde precisamos melhorar nossas ações porque não há, de maneira coordenada, um trabalho que mapeie, que notifique os casos e nos permita enxergar melhor. Há uma boa intenção dos psicólogos e assistentes sociais que atuam nas coordenadorias, mas não há na Seduc-AM uma coordenação”, ressaltou.
A presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), também participou do lançamento. Ela falou sobre a importância das ações para o combate às violências. “Tanto na CMM quanto na Aleam, essa foi uma das bandeiras que fiz questão de defender, e fico feliz de ver um gestor preocupado com essa questão na Seduc”, destacou Ruiz, que em seu primeiro mandato de deputada estadual foi autora da lei que instituiu a campanha permanente de combate ao bullying.
O evento de lançamento da campanha foi transmitido para o interior por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam).
Programação – Durante o mês de abril, a Seduc-AM terá uma programação voltada para a temática de combate ao bullying. Além de material informativo, como cartazes, vídeos, conteúdo digital e material pedagógico para subsidiar o trabalho nas escolas, a Seduc-AM irá promover, na próxima segunda-feira (15/4), um workshop com psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que atuam nas sete coordenadorias de ensino.
Como parte das ações, a Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap) está desenvolvendo um planejamento para que todas as escolas desenvolvam atividades com base na política pedagógica adequada e que melhor condiz com a realidade. “Todas as escolas que já desenvolvem atividades poderão continuar. O que nós queremos é oferecer nossa proposta para guiar essas atividades”, ressaltou.
Concursados – Luiz Castro destacou, ainda, que pretende convocar os profissionais de psicologia e assistência social com prioridade. No edital do concurso, foram ofertadas 73 vagas, sendo 36 para psicólogos e 37 para assistentes sociais.
A convocação deverá ser feita até maio. “Nós já temos a autorização do governador Wilson Lima para fazer essa convocação. O número de profissionais ainda é muito pouco comparado ao que nós precisamos, mas vamos nos esforçar e fortalecer o quadro o mais rápido possível”, afirmou. Com a convocação, os municípios do interior receberão a maior parte do efetivo.
As próximas convocações devem acontecer conforme a necessidade da secretaria. No caso dos professores, por exemplo, as convocações estão previstas para acontecer com o encerramento dos contratos do Processo Seletivo Simples (PSS), que tem validade até o final do primeiro semestre.