Proposta pelo deputado Belarmino Lins (PP), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) outorgou na manhã desta terça-feira (3), em Sessão Especial, presidida pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), a Medalha Ruy Araújo ao secretário Estadual de Segurança Pública, General de Divisão do Exército Brasileiro Carlos Alberto Mansur, pelos seus relevantes serviços prestados ao estado do Amazonas. Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades da área de segurança pública e de órgãos federais, estaduais e municipais, além de familiares e amigos do homenageado.
Belarmino Lins destacou o currículo do homenageado, salientando seus feitos no Exército, bem como suas especializações e cargos ocupados, razões para receber a mais alta comenda da Aleam. “Não faço somente por seus méritos, mas por ser um homem cuja alma habita o mais alto espírito público e patriótico”, afirmou.
Representando a Aleam, o deputado Dr. Gomes (PSC) afirmou que o General Mansur se junta aos valorosos secretários de Segurança que passaram pelo Amazonas e citou seus feitos realizados. “O General Mansur lançou, junto com o governador Wilson Lima, o programa Amazonas +Seguro, com investimentos acima de R$ 280 milhões, abraçou o concurso público criando mais de 2500 vagas para a área. Com os bravos companheiros da Segurança, está trabalhando para que a população do nosso estado se sinta mais segura. A Segurança Pública do Amazonas não poderia estar em melhores mãos”, disse.
General Mansur estendeu a honraria a todos os servidores da segurança pública, entre Policiais Militares e Civis, Bombeiros, Detran, além dos funcionários da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Sinto-me muito lisonjeado pela homenagem do deputado Belarmino Lins e de todos os parlamentares estaduais. Isso é fruto do trabalho desenvolvido, junto com todas as forças de segurança, trabalhado com planejamento, fazendo com que a população sinta a tão esperada sensação de segurança. Teremos ainda esse ano 2500 novos agentes de segurança pública e isso será muito positivo para o Amazonas no combate à criminalidade”, explicou.
“A SSP, PM, PC, Bombeiros e Detran, ou seja, todos os órgãos do sistema de segurança, trabalharão incessantemente, para proporcionar segurança a todos os amazonenses e a quem visita esse estado maravilhoso que é o Amazonas”, finalizou Mansur.
Falando em nome do governador Wilson Lima, o Comandante-Geral da PM Cel QOPM Marcus Vinicius Oliveira de Almeida, disse que é muito raro existir essa integração entre todas as forças de segurança e atribuiu esse feito ao General Mansur. “Essa integração só fortalece o estado. Destaco a forma com que o secretário trata as forças, é muito rara essa integração e todas as decisões são pautadas em técnica e planejamento. Nada mais justo o Amazonas condecorar este grande homem com a Medalha Ruy Araújo”, afirmou.
O general Mansur foi Adido Militar de Defesa Naval, do Exército e da Aeronáutica na China, Coréia e Vietnã. Recentemente foi vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, sendo este o último cargo ocupado na instituição nacional.
Também passou pelo alto escalão do Exército Brasileiro, comandando unidades militares como o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva em Boa Vista (RR); Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (BA); 1ª Brigada de Infantaria de Selva de Boa Vista (RR); 5ª Região Militar de Curitiba (PR), e 12ª Região Militar, em Manaus (AM).