Secretaria de Cultura prorroga prazo de inscrições para Concurso de Fantasias e Máscaras

O prazo de inscrições para o Concurso de Fantasias e Máscaras, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), foi prorrogado e agora vai até às 14h da próxima quarta-feira (27/02). O evento acontecerá no dia 3 de março, Domingo Gordo de Carnaval, com desfiles das 15h às 21h, no Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida 7 de Setembro, Centro, zona sul.

O aviso de alteração no cronograma do edital da disputa foi publicado, na sexta-feira (22/02), no site editais.cultura.am.gov.br, onde também estão disponíveis o regulamento completo, modelo da ficha de inscrição, anexos e demais documentos exigidos.

“Estendemos o prazo a pedido do público. Estamos com todo o cuidado para que o concurso transcorra sem problemas e, por isso, o edital está prevendo exigências com as quais os candidatos não estavam acostumados, mas que são necessárias em eventos do gênero. Reconsideramos o prazo, como forma de não inibir a participação dos interessados, sem deixar de agir com a responsabilidade que o edital pede”, explicou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

Modalidades – A competição será dividida em três modalidades: Fantasias Adulto, Máscaras e Fantasias Infantil, cada uma com diferentes categorias.

O Concurso de Fantasias Adulto contemplará seis categorias: Melhor Idade, Originalidade Feminina, Originalidade Masculina, Luxo Feminino, Luxo Masculino, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. O de Máscaras contará com duas categorias: Originalidade e Luxo. Já o de Fantasias Infantil terá duas categorias: Originalidade e Luxo – subdivididas por faixa etária (3 a 5 anos; 6 a 8 anos; e 9 a 12 anos de idade).

As inscrições são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas por meio da entrega da ficha de inscrição – preenchida na íntegra e assinada pelo candidato ou representante legal –, acompanhada da documentação exigida no edital do concurso.

A entrega deve ser feita no setor de Protocolo da SEC (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro, zona sul), em envelope lacrado, com a identificação “Edital de Credenciamento Público nº 01/2019 – Concurso de Fantasias e Máscara 2019”. Os documentos devem ser entregues das 8h às 17h, até o dia 26 de fevereiro. No dia 27 (quarta-feira), o atendimento será até às 14h.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC): Caetaninha Cavalcanti (98834-8152 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561).
Consumo de gás natural tem alta de 14% no Amazonas, em janeiro

O volume de gás natural comercializado no Amazonas aumentou 14% em janeiro, em comparação com o mês anterior. Foram distribuídos 4.158.926 m³/dia para termoelétricas, indústrias, comércios, postos de combustível e residências, que somam 184 unidades consumidoras. No mesmo período, o crescimento registrado no segmento comercial foi de 31%.

Com a oferta do gás natural nas regiões do conjunto Vieiralves e do bairro Adrianópolis, na zona centro-sul, estabelecimentos como restaurantes, lavanderias e hotéis impulsionaram o consumo para 1.892 m³/dia em janeiro. São 54 empreendimentos em operação com o combustível, que proporciona economia aproximada de 40%, além da praticidade de um fornecimento contínuo, via gasoduto.

Há quase dois anos usufruindo do gás natural, o proprietário da Lavanderia Atlanta, localizada na rua Pará, no Vieiralves, Michel Arakian, relatou que o benefício vai além da economia ao negócio. “O gás natural vem mais limpo, agride menos as fibras das roupas. O custo-benefício passou a ser maior”, disse. Na lavanderia, o gás é utilizado em secadoras.

O segmento industrial, composto por 40 empresas, segue como maior consumidor do mercado não termelétrico do Estado do Amazonas, tendo registrado em janeiro o volume de 94.641 m³/dia. Nos postos, o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) no período totalizou 11.157 m³/dia, enquanto nas residências o volume comercializado foi de 50 m³/dia.

Expansão – As obras da Cigás para expansão da rede de distribuição continuam em andamento e a previsão para os próximos meses é interligar mais 759 unidades consumidoras, entre elas residências (em condomínios verticais), comércios e indústrias.

Gás Natural em Coari – A Usina Termoelétrica de Coari recebeu, na semana passada, inspeção operacional e testes da linha interna e da estação, que já está pressurizada para o consumo do gás natural. A usina possui capacidade de abastecimento para 143 mil m³/dia e deverá entrar em operação após etapa de testes.