Manifestantes foram às ruas de várias cidades na Rússia hoje protestar contra a prisão de Alexei Navalny, um dos principais opositores do presidente russo Vladimir Putin. Apoiadores de Alexei Navalny, o principal opositor do presidente russo Vladimir Putin, foram às ruas em diversas cidades da Rússia, neste sábado (23), para protestar contra sua a prisão e para pedir que ele seja libertado.
A polícia deteve várias pessoas que participavam do ato em Moscou, capital russa. Foram convocados protestos em 90 cidades.
Navalny está preso desde que retornou ao país após cinco meses na Alemanha, onde ficou internado após ser envenenado. Ele acusa o governo russo de tentar matá-lo.
Autoridades russas haviam advertido sobre prisão assim que ele voltasse ao país. Ele é acusado pelo Serviço Penitenciário Federal da Rússia de não ter cumprido as condições de uma pena suspensa de prisão de 3,5 anos proferida contra ele em 2014 e declarada ilegal pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, pelo que pede à Justiça que execute a pena.
Ontem, a Justiça da Rússia também decretou a prisão por nove dias de Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, por promover os protestos convocados para hoje. Apesar da condenação, a porta-voz insistiu em seus apelos aos seguidores de Navalny para que se mobilizem em todo o país.
As autoridades alertaram que essas manifestações não eram autorizadas e ameaçaram aqueles que delas participam com medidas drásticas.
Fonte: UOL