Roubo de fios elétricos interrompe atendimentos em UBS. Três desses locais foram alvos de arrombamentos e furtos, nas zonas Leste e Norte.
Roubo de fios elétricos interrompe atendimentos em UBS.
Os arrombamentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Armando Mendes, localizada na rua Aragarças, nº786, Manoa Zona Norte.
Outra unidade de saúde atingida foi o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua J, quadra 64, nº 7, bairro São José Operário, zona Leste.
Policlínica Comte Telles, na Zona Leste, está com o atendimento ao público interrompido
Também não pouparam a Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, localizada na rua J, s/n, bairro São José, zona Leste.
Com parte da instalação elétrica roubada, o Laboratório Distrital Leste, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), a farmácia e a Estratégia Saúde da Família L 07, também estão parados.
A secretaria de saúde do Município, responsável pelas unidades atingidas, informou que está tomando as devidas providências para que os serviços sejam restabelecidos.
Prática antiga
Esta não é a primeira vez que órgãos públicos da prefeitura de Manaus são vítimas de furto. Em 2021 o município juntou-se em parceria com o Estado para coibir essas ações.
Durante a “Operação Hefesto”, realizada em parceria com o Estado, mais de 30 estabelecimentos foram vistoriados pelos policiais e agentes de fiscalização.
À época, aproximadamente, 1 tonelada de fios de cobre foi apreendida para averiguação.
A operação aconteceu em todas as zonas da capital em locais onde é feita a comercialização de sucatas.
Entre os alvos, além de sucatarias, estavam empresas de metalurgia.
A parceria visou apurar suspeitas de comércio irregular de equipamentos, como fios de cobre, tampas de bueiros e fios de telefonia.
Segundo levantamento feito pela prefeitura de Manaus, mais de 400 ferros velhos estão estabelecidos nas diversas zonas da cidade.
Isso foi obtido a partir de mapeamento de estabelecimentos que comercializam sucatas e materiais metálicos.
Além da Casa Militar, outros órgãos participaram da operação.
Fonte Semsa