A retomada da rota Manaus-Lisboa visa fortalecer o turismo no Amazonas e expandir a conexão com o mercado europeu. Operado pela TAP Air Portugal, o voo voltou a operar nesta segunda-feira (04/11) e integra a estratégia do governo estadual para promover a economia local. Segundo a Amazonastur, espera-se um aumento de 15% no fluxo de turistas no estado, impulsionando empregos e renda com a chegada de visitantes com um ticket médio mais alto.
Impacto da Rota Manaus-Lisboa no Turismo do Amazonas
A volta dos voos diretos entre Manaus e Lisboa facilita o acesso de turistas europeus ao Amazonas. Com três voos semanais, essa rota otimiza o tempo de viagem, especialmente para passageiros de destinos como Portugal e Suíça. O empresário português Marco Paulo Louro, que desembarcou em Manaus no voo inaugural, expressou entusiasmo por conhecer a cultura local e acredita que a nova conexão fortalecerá os laços entre Brasil e Europa.
Ação para Aumentar o Fluxo de Turistas
Para consolidar o crescimento do turismo, a Amazonastur tem promovido ações de capacitação e divulgação em parceria com a Embratur. Nos últimos meses, a empresa capacitou cerca de mil agentes de viagens europeus, em seis idiomas, para promover os principais atrativos turísticos do Amazonas. Segundo o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, além de atrair turistas, o foco é proporcionar uma experiência de qualidade, o que inclui workshops e a participação em feiras internacionais.
Fotos: Hellen Miranda/Amazonastur