Rompimento do Bolsonarismo com Menezes é bom para Wilson e David

É público e notório que uma grande parte do movimento bolsonarista no Amazonas anda em pé de guerra com o coronel Alfredo Menezes (PL), candidato derrotado ao Senado. As consequências desse rompimento têm se mostrado positivas para o governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) e para o prefeito David Almeida (Avante), duas lideranças políticas que têm entre seus planos encerrar de vez um ciclo político que ocupou os principais postos do executivo no Estado por mais de 40 anos.

APOIO A WILSON

Para Wilson Lima, o rompimento de grupos de direita com o coronel rendeu o apoio explícito e declarado desses movimentos no segundo turno, engajamento que não ocorreu no primeiro turno. Os autointitulados “Movimentos Conservadores do Amazonas”, liderados pelo candidato derrotado a deputado estadual Sérgio Kruke (PL), chegaram a gravar um vídeo no qual é mencionado que o “governador estendeu a mão ao presidente Bolsonaro nesse momento difícil de campanha” e a retribuição veio em forma do apoio declarado à sua reeleição.

INIMIGO DE MENEZES

Sérgio Kruke já havia rompido com Menezes desde a campanha para o primeiro turno das eleições. Chegou a acionar a Justiça Eleitoral contra o então candidato ao Senado, acusando ele e sua filha, Débora Menezes (PL), deputada estadual eleita, de produzirem fake News contra ele durante a campanha. Agora, declarou que vai se engajar na campanha de reeleição de Wilson Lima e Bolsonaro.

DAVID ASSUME LIDERANÇA

Para o prefeito David Almeida (Avante) o dividendo político do rompimento dos grupos bolsonaristas com Menezes chegam na forma de uma inédita liderança da campanha de reeleição do presidente no Amazonas. Rápido, David já marcou uma reunião com as lideranças bolsonaristas para a noite desta quinta-feira (13). Os grupos deixam de reconhecer Menezes como o líder da campanha de reeleição de Bolsonaro no Estado e passam a seguir a liderança de David que, assim como o governador, foi a Brasília declarar apoio ao presidente.

FALTA DE VONTADE COM O NORTE

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) denunciou na manhã desta quinta-feira (13) a falta de iniciativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em reconstruir as pontes da BR-319 que desabaram nas duas últimas semanas. Serafim afirmou que a falta de ação do Dnit penaliza municípios do Amazonas e reforça a narrativa da falta de vontade política do Governo Federal com a região Norte.

EFEITOS EM MANAUS

Serafim alertou ainda que, nos próximos dias, Manaus deverá sentir os efeitos da queda das duas pontes na BR-319, com o aumento do preço dos alimentos. Para o deputado, uma situação como a vista na BR-319 impõe a contratação emergencial de uma grande empresa de engenharia e de construção, providência que não está sendo tomada pelo Dnit. Serafim também reclamou da falta de informação sobre o problema por parte da autarquia federal.

ADESIVAÇO DE WILSON

Presidente estadual do União Brasil, Pauderney Avelino está engajado na campanha de reeleição do governador Wilson Lima (UB). Nesta quarta-feira (12), Pauderney promoveu um adesivaço em apoio ao governador na sede do partido. “Estamos unidos por um propósito maior, que é o crescimento do Amazonas. Convidamos nossos amigos e apoiadores a reforçarem esse time, e eles atenderam. Estão adesivando os carros e divulgando essa candidatura, que tem o melhor projeto para o nosso Estado”, disse Pauderney.

PRESENÇA OLÍMPICA

A cerimônia de lançamento oficial da programação do Manaus Adventure, realizada pelo prefeito David Almeida (Avante) no final da tarde desta quinta-feira (13), na Ponta Negra, contou com a presença de atletas olímpicos do Brasil e de outros países. Os brasileiros foram representados pelos nadadores Bruce Hanson e Beatriz Dizotti. Já entre os atletas de outros países estão os também nadadores Ronaldo Zambrano, que é venezuelano; Jimena Perez, da espanha; e os franceses Lisa Pou e Axel Reymound.

VISIBILIDADE

A presença de atletas de outros países reforça o objetivo do prefeito David Almeida em transformar Manaus em um polo do turismo esportivo internacional. A intenção é realizar em Manaus o maior evento de turismo esportivo da região Norte, o Manaus Adventure, que acontece de sexta (14) a domingo (16) no complexo turístico da Ponta Negra.

DPE-AM CONTRA O ‘DEEPFAKE’

Por meio de seu projeto Defensoria Pública Digital (DPDigital), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou um ciclo de oficinas para ensinar pessoas da terceira idade a identificarem e se protegerem de novas técnicas de desinformação no universo online conhecidas como “deepfakes”. “Deepfake” é uma metodologia que usa inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas e manipular vozes em vídeos, sincronizando movimentos labiais, expressões e outros detalhes. As oficinas vão acontecer na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), na Zona Oeste de Manaus.

PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

Empreendedores que ainda encontram dificuldade em divulgar seus produtos por meio da internet têm na próxima segunda-feira (17), das 14h às 15h30, uma oportunidade de capacitação nesta área com a palestra “Redes Sociais para Pequenos Negócios” que será ministrada pela social media, Luiza Queiroz. A palestra será gratuita e online e faz parte do projeto “Conexão de Aprendizagem: Visando Oportunidades”, da Prefeitura de Manaus. Estão sendo ofertadas 100 vagas, com inscrição no link https://forms.gle/qohcSHX7TGepBBQz5.