O candidato a prefeito de Manaus pela Coligação Pra Voltar a Acreditar, Ricardo Nicolau (PSD), anunciou que vai priorizar concursos públicos em três áreas na sua gestão: segurança, educação e saúde. Em entrevista a uma emissora de TV, na manhã desta terça-feira (6), Ricardo Nicolau falou sobre gestão pública e a necessidade de concursos para a Guarda Municipal, para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“Faremos uma nova gestão e revisar os gastos da prefeitura com custeio. Cortar os contratos absurdos. É economizar para investir e para contratar. Vamos organizar concursos públicos para a Guarda Municipal, para a Semed e para a Semsa. Isso será prioridade porque o concurso é a forma mais democrática de ingresso no serviço público”, revelou o candidato, que realizou, em 2011, o primeiro concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 26 anos.
A escolha por segurança pública, saúde e educação não é por acaso: os três setores são algumas das prioridades no Plano de Gestão elaborado por Ricardo Nicolau e pelo seu vice, o médico oncologista e professor universitário Dr. George Lins (PP), após ouvir lideranças comunitárias e especialistas de diversos segmentos. O candidato acredita que Manaus precisa de um novo modelo de administração e é possível racionalizar os investimentos da prefeitura para que os serviços sejam oferecidos de uma forma melhor do que nos últimos anos.
Na segurança, além do concurso para a aumentar o efetivo da Guarda Municipal para pelo menos mil agentes, a ideia é criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública e melhorar a vigilância na cidade. Entre as ações está a instalação de câmeras de reconhecimento facial nos ônibus e em pontos estratégicos da cidade, além de um Botão do Pânico em todos os ônibus com aviso no exterior dos coletivos. O planejamento inclui ainda criar uma rede de câmeras interligadas a todos os organismos de Controle de Segurança Pública.
Para a educação, o concurso público será importante, mas não a única ação. Nicolau pretende dialogar com professores e outros profissionais da educação na construção de um novo Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração. Também serão estipuladas novas metas para o pagamento de 14º e 15º salários aos profissionais da Educação. O Plano de Gestão inclui ainda construir complexos escolares da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Já na saúde, o concurso público deve oferecer vagas para os novos equipamentos que serão construídos na gestão de Ricardo Nicolau: o Hospital Municipal para Cirurgias Eletivas; o novo Pronto-Socorro Odontológico 24 horas, um em cada zona da cidade; e a nova Maternidade Municipal para partos de alto risco, com 150 leitos.
“Oficialmente, a cobertura de saúde da prefeitura chega a 60% da população, mas na realidade atinge pouco mais de 40%. Queremos chegar a 100%”, exemplificou o candidato, que é um gestor de saúde experiente. Inclusive, foi Ricardo Nicolau quem liderou o Hospital de Campanha Gilberto Novaes, no primeiro semestre deste ano, onde centenas de pessoas de Manaus foram salvas no auge da pandemia do novo coronavírus.
A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ reúne cinco partidos (PSD, Progressistas, Solidariedade, PSB e PDT) e possui mais de 200 candidatos ao cargo de vereador de Manaus.