Lançado pelo Governo do Amazonas, o programa atua com foco no combate ao sedentarismo, promovendo saúde e bem-estar
Em 2024, o programa do Governo do Amazonas, RespirAR, ofereceu mais de 150 mil atendimentos. Reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o programa visa melhorar a qualidade de vida da população por meio de ações integradas de atividades físicas, fisioterapia e combate ao sedentarismo.
“O programa, além de focar no bem-estar físico, também fortalece a comunidade e promove a inclusão social. Nosso principal objetivo é transformar a prática de atividades físicas em um hábito que, com o tempo, vai se tornando parte da vida de todos, garantindo um futuro mais saudável para os participantes e qualidade de vida para população”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
Com a expansão dos núcleos do RespirAR para os estádios Ismael Benigno, Carlos Zamith e Oswaldo Frota e as quadras Raimundo Caubi Branco e Raimundo Marco Aurélio, mais de 20 mil pessoas foram alcançadas só este ano, por meio de atividades gratuitas.
“Hoje meu filho e meu sobrinho fazem jiu-jitsu no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e eu faço funcional com o Programa RespirAr, e enquanto eles estão fazendo as atividades deles eu estou na minha aula, e assim vamos em família melhorando nossa saúde”, comentou Suelem Lamego, integrante do Programa no Estádio Oswaldo Frota.
Comparado a 2023, onde o RespirAR somou 95 mil atendimentos, um aumento de mais de 60% este ano. Desde o seu lançamento em 2021, o RespirAR tem se concentrado em oferecer serviços de saúde acessíveis, com foco na prevenção de doenças, cuidados com a saúde mental e promoção de hábitos saudáveis.
O RespirAR conta com 14 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense, entre eles as Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás e João dos Santos Braga e os Centros de Atenção ao Idoso (Caimis) Ada Viana e o André Araújo. Além desses, os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) Padre Pedro Vignola, Magdalena Arce Daou, Teonízia Lobo, Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci – Aparecida), Vila Olímpica de Manaus, os Estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno, Oswaldo Frota, além da Quadra Cauby Branco.
Fotos: Julcemar Alves e Divulgação/Sedel