Representatividade feminina cresce no Tribunal de Justiça do Amazonas

A posse da nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques, realizada nesta quarta-feira (7), aumenta para nove o número de desembargadoras da Corte. Trata-se da maior representatividade feminina da História no TJAM. Luiza Marques foi eleita pelo critério de merecimento na sessão plenária do último dia 29/11. A cerimônia de posse aconteceu no Plenário Ataliba David Antonio, no Edifício-Sede do Poder Judiciário.

MULHERES NO COMANDO

Some-se à nova composição, a mais feminina da História do TJAM, o fato de que, também pela primeira vez na História, a Corte será comandada, no biênio 2023/2024, por duas mulheres: a desembargadora Nélia Caminha Jorge, que exercerá a presidência da Corte, e a desembargadora Joana dos Santos Meirelles, que ocupará a vice-presidência. Elas foram aclamadas pelo Pleno do TJAM no dia 8 de novembro.

DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS

Será na próxima segunda-feira (12), às 17h, no auditório anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a solenidade de diplomação dos eleitos pelo povo do Amazonas (governador, vice-governador, senador, deputados federais e estaduais) nas Eleições Gerais 2022. A cerimônia será conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargador Jorge Lins.

NOME ‘BRILHANDO’

Vai se estender até o dia 31 de dezembro a oportunidade oferecida pela empresa Amazonas Energia para clientes que desejarem quitar seus débitos junto à distribuidora. Durante o período, o cliente terá direito a descontos e condições especiais, com parcelamentos diferenciados, podendo realizar o pagamento nos cartões de crédito ou débito. A oportunidade é fruto da adesão da Amazonas Energia à campanha “Limpe seu crédito e faça seu nome brilhar”, da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Manaus.

CELEBRAÇÃO INTER-RELIGIOSA

A comemoração à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, terá cunho inter-religioso este ano. Carreta ecumênica, cortejo, oferendas e um grande ‘Abraço da Paz’ à Catedral Metropolitana de Manaus fazem parte da programação desta quinta-feira (8), que vai contar também com a tradicional procissão católica. Nossa Senhora da Conceição, além de fonte de grande devoção entre os católicos, é reverenciada pelas religiões de matriz africana como Oxum, orixá das águas doces.

EM TEMPO RECORDE

Durou menos de uma hora para as 5.325 mil vagas das dez sessões disponibilizadas para assistir ao espetáculo “O Encanto do Natal”, no Teatro Amazonas, se esgotarem. As vagas, que se esgotaram em tempo recorde, são para as récitas de 11 a 18 de dezembro. Novas oportunidades de agendamento estarão disponíveis no dia 16 de dezembro, também no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). O espetáculo “O Encanto do Natal” é uma das atrações mais aguardadas da temporada natalina.

HIP HOP PATRIMÔNIO

Foi aprovado nesta quarta-feira (7), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei de autoria do deputado Zé Ricardo (PT), que declara Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro a cultura Hip-Hop. O PL segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois para votação no plenário da Casa. Pelo Projeto, o poder público deve fomentar a criação das rodas culturais para divulgar a cultura Hip-Hop, valorizar suas atividades, incentivar seu potencial turístico cultural alternativo e promover capacitações e integração de seus gestores.

PRESÉPIO EM MOVIMENTO

O prefeito David Almeida (Avante) entregou, nesta quarta-feira (7), às 19h, o presépio natalino em movimento, no complexo turístico Ponta Negra, próximo ao túnel instagramável da Prefeitura de Manaus. O trabalho foi feito em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Fundo Manaus Solidária. O presépio tem Reis Magos, Maria de Nazaré, Estrela Guia, Sagrada Família e Anjo, totalizando 19 bonecos que fazem o movimento ao redor do menino Jesus.