Três candidatas a vice-governadora foram confirmadas em convenções partidárias nesta sexta-feira (5). Anne Moura (PT) foi anunciada como candidata a vice na chapa de Eduardo Braga (MDB), Cristiane Balieiro (PSB) foi indicada e confirmada como a candidata a vice-governadora na chapa de Ricardo Nicolau (SD) e Vera Castelo Branco foi anunciada como vice de Henrique Oliveira (Podemos). As confirmações fazem desta, de longe, a eleição com a maior representatividade feminina em candidaturas majoritárias ao Governo do Estado.
CABEÇAS DE CHAPA
As três candidatas a vice-governadora se somam a duas candidatas ao governo como cabeças de chapa: Carol Braz (PDT) e Nair Blair (Agir). No caso de Nair Blair, a candidata a vice também é uma mulher: Rita Nobre (Agir). Com os anúncios desta sexta-feira (5), portanto, são seis mulheres compondo as chapas majoritárias ao Governo do Estado, algo inédito no Amazonas, onde, por exemplo, a atual bancada federal é composta totalmente por homens.
VICES SEM VOTOS
Em um arroubo de sinceridade, o candidato a vice-governador na chapa de Amazonino Mendes (Cidadania), Humberto Michiles (PSDB), afirmou que a escolha de seu nome não priorizou vencer as eleições, pois ele não tem votos. A análise de Michiles pode ser aplicada também aos dois outros candidatos a vice das chapas que surgem em segundo e terceiro lugar nas pesquisas eleitorais. O candidato a vice na chapa de Wilson Lima (UB), Tadeu de Souza (Avante), e a candidata a vice na Chapa de Eduardo Braga (MDB), Anne Moura (PT), padecem do mesmo mal.
DISCURSO DE RENOVAÇÃO
Mesmo candidato à reeleição, o governador Wilson Lima (UB) indicou em seu pronunciamento na convenção do União Brasil na noite desta quinta-feira (4) que vai repetir o discurso de que representa o novo na política. Wilson se vangloriou de não ter nenhum dos antigos caciques políticos do Estado ao seu lado. “O cacique do governador Wilson Lima é o povo”, afirmou em seu discurso. A intenção dele e do prefeito David Almeida (Avante), aliás, é exatamente essa: fazer uma virada de chave na política local com a instalação de um novo grupo político no poder.
PAROU O TRÂNSITO
A convenção do União Brasil foi, de longe, a maior de todas as convenções partidárias realizadas, chegando a interferir no trânsito da cidade no início da noite de quinta-feira (5). Foi uma demonstração da força do arco de alianças que o governador Wilson Lima conseguiu reunir em torno de sua candidatura à reeleição, com 10 partidos e pelo menos 42 prefeitos do interior apoiando sua campanha.
‘ME MARCA’
Na manhã desta sexta-feira (5), o governador Wilson Lima publicou um vídeo agradecendo o sucesso da convenção que, segundo ele, reuniu mais de 30 mil pessoas. O governador disse que foi uma noite memorável, para entrar para a história. Wilson pediu ainda que os que estiveram presentes ao evento postassem vídeos e fotos. “Posta seu vídeo, posta sua foto e me marca, que ao longo do dia eu vou respostar”, disse.
MENEZES GANHA QUEDA DE BRAÇO
O coronel Alfredo Menezes (PL) levou a melhor na queda de braço que vinha mantendo com Marco Antônio Chico Preto (Avante). O nome de Chico Preto não foi anunciado como candidato ao Senado na convenção do União Brasil e Avante. Menezes passa a ser, portanto, o único candidato ao Senado na chapa de Wilson Lima, condição que ele e seu partido impuseram para seguir no arco de alianças que apoiam a reeleição do governador. Menezes estava no palanque da convenção. Chico Preto não foi visto.
LULA NA CONVENÇÃO
A convenção do MDB, realizada na manhã desta sexta-feira (5) contou com a participação do candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de vídeo. Lula reafirmou seu apoio a Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) e disse que pretende vir ao Amazonas dialogar com diversos setores da sociedade. O ex-presidente, entretanto, não informou a data de sua vinda ao Estado.
SUFRAMA DEBATE BIOECONOMIA
A Suframa promove na próxima quinta-feira (11), no auditório da Autarquia, o “Fórum de Bioeconomia”, como parte do projeto “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”. Durante o evento, representantes de empresas e instituições atuantes em atividades ou projetos na área de Bioeconomia irão apresentar o que têm feito atualmente, as perspectivas de futuro para cada um, além das principais dificuldades e necessidades da área.