Reforma do secretariado estadual tem início tímido nesta terça-feira

Com a troca de titulares de cinco pastas, a reforma do secretariado do governo Wilson Lima (UB) teve um início tímido nesta terça-feira (3). O próprio governador, contudo, já havia avisado que a reforma não seria realizada de forma brusca e açodada, ao reconduzir ao cargo 41 secretários, na segunda-feira (2). Ou seja, devem vir mudanças mais significativas por aí. Wilson trocou o comando das secretarias de Relações Federativas e Internacionais (Serfi) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Também estão sob nova direção o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Polícia Civil.

OS NOMEADOS

Para a Serfi, foi indicada Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral, ex-secretária de Administração e Gestão. Na Sejusc, assume a administradora Jussara Pedrosa, que ocupava o cargo de secretária executiva de Projetos Especiais da Casa Civil. A secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, Hellen Matute, passa a comandar o Cetam. Para a CGE, foi escolhido o ex-procurador do Estado do Amazonas e procurador do Trabalho Jeibson dos Santos Justiniano. Já a Polícia Civil será comandada pelo atual delegado geral-adjunto, Bruno de Paula Fraga.

ROTATÓRIA DO PRODUTOR

Em mais uma aparição conjunta e reafirmação da parceria entre os poderes executivos estadual e municipal, o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito David Almeida (Avante) assinaram, nesta terça-feira (3), in loco, a Ordem de Serviço para o início das obras do complexo viário da bola do Produtor, que promete ser a maior intervenção viária de todos os tempos na cidade, juntando os anéis Leste e Sul, tendo 16 direções diferentes, com o objetivo de proporcionar melhor fluidez no trânsito.

‘VIADUTO REI PELÉ’

Durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito David Almeida anunciou que o complexo viário vai se chamar “Viaduto Rei Pelé”, em homenagem ao “Rei do Futebol”, cujo sepultamento ocorreu nesta terça-feira (3), em Santos (SP). O prefeito chamou Pelé de “o maior de todos os brasileiros”. A obra está orçada no valor inicial de R$ 82 milhões, com previsão de entrega em 18 meses.

FAUSTO É PELAS ARMAS

O deputado estadual e deputado federal eleito Fausto Jr. (UB) não gostou nada do revogaço realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à facilitação do acesso às armas. Para o deputado, trata-se de um verdadeiro “absurdo jurídico”. Fausto prometeu lutar na Câmara dos Deputados, assim que assumir seu mandato a partir do dia 1º de fevereiro, para reverter o revogaço e garantir a facilitação do acesso às armas ao cidadão que possui documentos regularizados, residência identificada e nenhum problema com a Justiça.

RESULTADO DO VESTIBULAR

A reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está preparando uma verdadeira festa para o momento em que será anunciado o resultado do vestibular e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da instituição. A divulgação do resultado está prevista para as 10h desta quinta-feira (5). A relação com os nomes dos aprovados estará afixada nas paredes da Reitoria. A programação inclui a apresentação dos projetos de tecnologia, música, teatro e dança, tudo para comemorar com os novos calouros e familiares essa importante conquista.

MEIA-PASSAGEM NAS FÉRIAS

O Passe Livre Estudantil para os alunos das redes públicas estadual e municipal já está garantido para 2023. Em janeiro, durante as férias escolares, contudo, os estudantes poderão adquirir até 32 créditos de meia-passagem, já que o passe livre estará suspenso. Durante o mês de janeiro, os estudantes podem adquirir créditos de meia-passagem nos postos autorizados para venda, nos Terminais de Integração e ainda por meio do aplicativo “Cadê meu ônibus-Recarga”.

TEATRO AMAZONAS NO METAVERSO

Verdadeiro totem da cultura local e um dos principais cartões postais de Manaus, o Teatro Amazonas, esse jovem de 126 anos completados no último dia 31 de dezembro, está agora no metaverso. Pessoas do mundo todo poderão vivenciar virtualmente, seja pelo celular ou computador, os detalhes do monumental teatro. O link para acessar a novidade, apresentada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está disponível até 30 de janeiro, no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais (@culturadoam e @teatroamazonas).