Reforma de unidade de saúde da Prefeitura vai trazer melhoria na assistência à saúde no bairro Educandos

Visando reforçar a assistência de atenção básica no bairro Educandos, a Prefeitura de Manaus está realizando obras de revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) Megumo Kado.

Nesta quarta-feira, 17/1, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pela gestão da USF, e de outros órgãos municipais, além do Conselho Municipal de Saúde (CMS), discutiram questões relacionadas à reforma e ampliação da unidade em reunião com comunitários do bairro.

No encontro, realizado na sede da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, gestores da Semsa destacaram que a reforma da Megumo Kado, que é referência para 10 mil pessoas naquela região, visa oferecer melhorias nos serviços de atenção básica de saúde na zona Sul da capital.

O novo projeto prevê a criação de mais um consultório de odontologia, salas de estoque de medicamentos, de agendamentos do Sistema de Regulação (Sisreg) e de agentes comunitários de saúde (ACS), e de mais uma sala de espera, além da ampliação de ambientes e áreas de circulação, para passagem de cadeirantes, e readequação do banheiro para pessoas com deficiência (PcD), demandas da própria comunidade. Serão realizados, também, serviços gerais de manutenção e pintura, além da instalação de novas portas, entre outras melhorias que permitirão a realização de até 5 mil procedimentos mensais.

“A reforma da Megumo Kado vai permitir o aumento da capacidade de atendimento e o aprimoramento dos serviços ofertados às famílias do Educandos, além de proporcionar maior conforto e segurança para usuários e trabalhadores da saúde”, destaca o subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

A unidade realiza consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, planejamento reprodutivo, pré-natal, atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, imunização, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes, dispensação de medicamentos, acompanhamento das condicionalidades de saúde dos programas sociais, preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, teste de gravidez e coleta de material biológico para exames de laboratoriais.

O novo projeto da USF foi elaborado pelas equipes da Gerência de Infraestrutura da Semsa e prevê a ampliação da área construída da USF, dos atuais 270,84 metros quadrados (m²) para 383,3m², cobrindo parte da área da praça Antônio Plácido de Souza.

O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, aponta que a Megumo Kado, que fez parte da transferência de unidades pelo Estado, por ocasião da municipalização da atenção primária em saúde, tem padrão atípico, e as intervenções na estrutura vão assegurar a adequação da unidade às normas de saúde e acessibilidade.

Durante a reunião no bairro, em resposta aos comunitários que manifestaram insatisfação por conta do avanço da unidade sobre uma parte da praça, os técnicos da Semsa explicaram que a praça, com área aproximada atual de 1.654m², deverá ter redução de 122,59m², o que representa menos de 7,5% da área atual. Além disso, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) deverá elaborar um projeto visando oferecer mais comodidade e segurança aos frequentadores.

O subsecretário enfatiza que a ampliação horizontal da área construída é indispensável para a revitalização da USF, reforçando a avaliação feita pelos técnicos da pasta. “A área da unidade é pequena e a estrutura atual, projetada para um único piso, não suporta uma expansão vertical, como sugeriram algumas lideranças do local. Para isso, a unidade teria que ser demolida e, ainda assim, não teríamos terreno suficiente para as necessidades de um prédio”, explica o subsecretário.

Além dos subsecretários Nagib Salém e Djalma Coelho e técnicos de diversas áreas da Semsa, representaram a Prefeitura de Manaus o procurador municipal Samuel Hebron, da Procuradoria de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Imobiliário (PMAUPI/PGM), e o técnico da Secretaria Municipal de Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), José Antônio Nogueira Tavares.

Atendimento

A obra de reforma da USF Megumo Kado iniciou no último dia 18/12, com previsão inicial de 120 dias para conclusão. Para atendimento dos usuários durante esse período, os equipamentos e mobiliário da unidade foram transferidos para a sede do Conselho Comunitário do Bairro de Educandos (CCBE), na rua Manoel Urbano, s/n, onde estão sendo ofertados os serviços assistenciais de saúde desde o dia 26/12.

Fonte: Divulgação / Semsa

Fotos: Artur Barbosa / Semsa