O atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB) está com a faca e o queijo na mão para ser reconduzido sem praticamente nenhuma oposição ao comando da mesa diretora da Casa Legislativa. Diariamente, declarações de apoio à sua reeleição são divulgadas. O deputado já teria apoio, gravado em vídeo, de 18 de seus pares na Aleam. Este número, por si, já indica que Cidade não terá problema nenhum para se reeleger. Resta saber se algum corajoso terá brios suficientes para fazer oposição à sua candidatura.
REVIRAVOLTA AMBIENTAL
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Partes sobre o Clima (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito, é uma reviravolta na política ambiental brasileira. “O governo brasileiro minimizou nesses últimos quatro anos esse tema e até mesmo estimulou o aquecimento global com o descontrole das queimadas na Amazônia. Agora, mudou o filme. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, está convidado a participar da COP 27 e estará lá levando uma comitiva, levando um recado”, disse Serafim.
TCE REPROVA CONTAS DE LEONEL
As contas do ex-diretor do Detran-AM Leonel Feitoza, referentes ao exercício de 2016, foram reprovadas pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que determinaram que o então diretor devolva aos cofres públicos R$ 2,6 milhões entre multas e alcance. A decisão unânime foi proferida na manhã desta terça-feira (8), durante a 41ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno.
PÓS-GRADUAÇÃO NO TCE
Falando na Corte de Contas, a Escola de Contas Públicas do TCE-AM irá oferecer cursos de pós-graduação MBA em Relações Institucionais, Governamentais e Compliance. A oferta acontecerá por meio de uma parceria firmada entre a Corte de Contas e a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp/Unialfa). A assinatura da parceria foi realizada na manhã desta terça-feira (8), na sede da Corte de Contas. As aulas devem iniciar já em março de 2023, com duração até dezembro de 2024.
NÉLIA CAMINHA ACLAMADA
O que deveria ser uma eleição acabou se tornando a aclamação da desembargadora Nélia Caminha como presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), nesta terça-feira (8). É que os outros quatro postulantes ao comando do judiciário estadual retiraram suas candidaturas. Nélia presidirá o TJAM durante o biênio 2023-2024 e é a terceira mulher a presidir o Tribunal de Justiça no Estado. Antes dela, Marinildes Mendonça (2000 a 2004) e Graça Figueiredo (2014 a 2016) ocuparam o cargo.
VICE TAMBÉM É MULHER
Além de ser a terceira vez que uma mulher ocupa o mais alto cargo do judiciário amazonense, trata-se da primeira vez que presidente e vice-presidente do TJAM são mulheres. É que a desembargadora Joana dos Santos Meirelles foi aclamada como vice. O desembargador Jomar Fernandes, único inscrito para o cargo, também foi aclamado corregedor-geral do TJAM. A posse do novo comando do judiciário estadual está marcada para 2 de janeiro.
LEITE NINHO, NESCAU E TACACÁ
A banda Cabocrioulo lança, nesta quarta-feira (9), o novo single “Leite Ninho e Nescau”, no projeto Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião. A programação tem início às 18h e conta ainda com o show da banda Casa de Caba. O acesso é gratuito. Ambas as bandas são prata da casa. Ou seja, som manauara da melhor qualidade, com a vantagem de sempre atrair um público igualmente alto astral. Vale a pena essa ida ao largo.
CABARÉ CHINELO EM CENA
Com ingressos esgotados para a apresentação de estreia, a companhia Ateliê 23 abre a temporada do espetáculo “Cabaré Chinelo” no Teatro Gebes Medeiros. Inspirado na pesquisa do historiador Narciso Freitas e em parceria com a companhia argentina García Sathicq, a peça de teatro musicado traz a história não contada da belle époque manauara sobre prostitutas que viveram em Manaus na época da borracha.