A partir das 10h desta sexta-feira (22), a Receita Federal abre a consulta ao lote da malha fina de novembro, permitindo que cerca de 220 mil contribuintes regularizados saibam se terão direito à restituição do Imposto de Renda. O lote abrange 221.597 contribuintes, que receberão um total de R$ 558,8 milhões. A consulta estará disponível no site da Receita Federal e no aplicativo para tablets e smartphones.
Lote de Restituição: Quem Receberá?
O pagamento da restituição inclui contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e, especialmente, os moradores do Rio Grande do Sul. Esses contribuintes receberam uma atenção especial devido às enchentes que atingiram o estado neste ano.Ao todo, essas pessoas receberão R$ 306,9 milhões.”
Dessa forma, a frase fica mais direta e com menor uso de voz passiva. Além disso, a maior parte dos beneficiados, 88.246 contribuintes, indicaram sua chave Pix na declaração, o que garante prioridade na restituição.
Como Consultar o Lote da Malha Fina?
Os contribuintes poderão acessar a consulta de forma simples. Basta acessar o portal da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Outra alternativa é o uso do aplicativo da Receita Federal. O pagamento será efetuado em 29 de novembro, na conta ou na chave Pix cadastrada na declaração.
O Que Fazer se Não Houver Restituição?
Caso o contribuinte não esteja no lote de restituições, ele pode verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e enviar uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes. Se houver algum problema com a conta bancária, como a desativação, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Acesse o portal da Receita Federal e consulte se você tem direito a receber sua restituição de forma simples e rápida. https://banzeironews.com/