Receita abre consulta a lote da malha fina do IR

A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (23) a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda de dezembro. Aproximadamente 144 mil contribuintes, que regularizaram pendências com o Fisco, têm direito a receber a restituição. O valor total a ser restituído chega a R$ 448,96 milhões, e cerca de 7.400 contribuintes do Rio Grande do Sul foram incluídos no lote. Além disso, o lote contempla também restituições residuais de anos anteriores.

Quem tem direito à restituição?

Os contribuintes com prioridade no reembolso receberão a maior parte do valor. Ao todo, R$ 290,87 milhões serão destinados a essas pessoas. A prioridade de recebimento inclui aqueles que informaram a chave Pix no CPF, com um total de 64.089 contribuintes nessa categoria. A lista também inclui 27.264 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.435 moradores do Rio Grande do Sul e 5.997 profissionais do magistério. Além disso, idosos acima de 80 anos e pessoas com deficiência ou moléstias graves têm direito a prioridade. Por fim, 31.126 contribuintes não se encaixam nas categorias de prioridade.

Como consultar a restituição?

A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Basta clicar em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível no aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis. O pagamento da restituição será realizado no dia 30 de dezembro, utilizando a conta ou chave Pix informada na declaração.

E se o valor não for depositado?

Caso a restituição não seja depositada na conta informada, como em situações de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco. Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o contribuinte deve acessar o Portal e-CAC e solicitar a restituição não resgatada.

Para mais informações sobre como regularizar sua situação ou consultar o status da sua restituição, acesse o Portal da Receita Federal ou consulte o aplicativo oficial.

Foto: Juca Varella/Agência Brasil