REBOJO se solidariza com Roberto Cidade e repudia violência na política

Diante do lamentável fato que se transformou em assunto dia nesta sexta-feira (2) – a agressão física por meio de um soco desferido pelo prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP) no presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB) –, o REBOJO manifesta seus votos de solidariedade a Cidade e total repúdio à atitude violenta e gratuita do prefeito Simão Peixoto. Especialmente no delicado momento político pelo qual o País passa, atos de violência na política não podem ser aceitos, muito menos normalizados.

ATO GRATUITO

A agressão se deu durante uma atividade de campanha na manhã desta sexta-feira (2), no município de Borba, sem que houvesse nenhum motivo plausível aparente. Pegando, inclusive, o deputado estadual Roberto Cidade de surpresa. O único motivo seria a oposição política que Cidade faz ao prefeito, o que não justifica a violência, já que política é a arte do diálogo, não do embate físico.

NO RINGUE

Peixoto se tornou alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) por uma luta promovida pela Prefeitura de Borba entre ele e o ex-vereador de Borba Erineu Alves da Silva. O motivo da disputa que foi parar no ringue foram críticas direcionadas à administração do prefeito feitas pelo ex-vereador de Borba. O MPAM queria saber se houve ato de improbidade administrativa e de infração político-administrativa na luta promovida pelo prefeito.

DEPUTADOS REPUDIAM ATO

Os 23 deputados estaduais da Aleam emitiram uma nota de solidariedade manifestando apoio a Roberto Cidade. Na nota, os deputados pedem agilidade na apuração dos fatos e eventual punição ao prefeito de Borba. “Reafirmando nosso compromisso com a liberdade e o debate no campo das ideias, condenamos quaisquer tipos de violência, especialmente os que comprometem a natureza do estado democrático de direito. Reforçamos ainda o pedido para que tal ato seja rapidamente apurado pelas autoridades policiais e o responsável punido pelo rigor da lei”, diz a nota.

AÇÃO CONTRA A FOME

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD), candidato à reeleição, que criou a Frente Parlamentar de Combate à Fome do Congresso Nacional, já está obtendo resultado com a iniciativa. Marcelo juntou na mesma causa uma gigante do setor de refrigerantes, a Coca-Cola do Brasil, e a instituição Gastromotiva, responsável pela criação do programa Cozinhas Solidárias por todo o País, resultando na inauguração da primeira Cozinha Solidária no Amazonas.

AÇÃO CONTRA A FOME 2

A Cozinha Solidária pioneira no Estado funciona na comunidade Novo Reino, bairro Tancredo Neves, zona Norte de Manaus. A iniciativa envolve doadores e voluntários das comunidades no esforço de reduzir o número de famílias em situação de grave insegurança alimentar. “Agora, com o chamamento do deputado Marcelo, que nos convocou a ajudar com ações de combate à fome, buscamos a meta de atingir 15 mil pessoas com refeições para as populações carentes do Amazonas, tanto da capital como do interior”, disse o diretor da Coca-Cola, Vítor Bica.

DIA DA AMAZÔNIA

A Fundação Amazonas Sustentável programou uma série de ações especiais gratuitas para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro. Haverá atividades presenciais e online em uma programação que se estende até o dia 17 de setembro. As atividades incluem programações culturais, campanha de conscientização ambiental e do voto, constituindo-se em ações para a valorização e proteção da maior floresta tropical do mundo, e de quem habita nela. Para consultar toda a programação acesse https://fas-amazonia.org/.