RDS Rio Amapá inicia temporada de eclosão de quelônios
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, localizada na comunidade Rio Novo, em Manicoré, celebra o início da temporada de eclosão de quelônios com o nascimento dos primeiros 147 filhotes. Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Preservação e monitoramento
No quilômetro 360 da BR-319, conhecido como “trecho do meio”, a comunidade local participa ativamente no monitoramento dos ninhos. A escolha estratégica desse local se deve à sua posição e ao histórico de preservação, agora reforçado com a instalação de chocadeiras para aumentar as taxas de sobrevivência dos filhotes. Segundo Rosivan Moura, gestor da RDS, a iniciativa visa mitigar os impactos ambientais na região, proporcionando maior controle e sensibilização da população para o manejo sustentável.
Montagem das chocadeiras
Para a construção das chocadeiras, foi necessária a coleta de materiais seguindo a Norma do Auto-Abastecimento. Em parceria com o Consórcio Concremat/Hollus e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Capacitação para a comunidade
Com a implementação do programa, a Sema capacitou moradores para realizarem o monitoramento dos ninhos, unindo conhecimentos técnicos e saberes tradicionais. Paulo Nazareth, pioneiro na preservação de quelônios na região, agora vê um futuro promissor para as próximas gerações.
FOTOS: Noir Miranda/Sema