Rastreamento de escoliose em crianças inicia em Manaus

Campanha de Rastreamento de Escoliose em Manaus

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai realizar, em parceria com a Sociedade Brasileira de Escoliose (SBE), uma campanha de rastreamento de escoliose em crianças e adolescentes, entre os dias 21 e 23 de outubro. O objetivo é identificar precocemente possíveis casos de escoliose na faixa etária de 10 a 16 anos, permitindo que os jovens iniciem o tratamento o quanto antes. As atividades acontecerão no Centro de Especialidades CAIC+ Alberto Carreira, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona oeste de Manaus, com 120 vagas disponíveis.

Identificação precoce é essencial para o tratamento

De acordo com a fisioterapeuta Alessandra Backsmann, da SBE, a escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, que afeta, principalmente, crianças e adolescentes em fase de crescimento. Se não tratada, a escoliose pode provocar dor crônica e dificuldades respiratórias. Além disso, aproximadamente 80% dos casos são identificados em meninas. Os sinais que indicam escoliose incluem a cabeça desalinhada com o corpo, um ombro mais alto que o outro e costelas proeminentes. Exames clínicos e de imagem, como a radiografia, são essenciais para confirmar o diagnóstico.

Tratamento e novas metodologias no combate à escoliose

A campanha visa alertar os pais sobre a importância do rastreamento e do tratamento precoce da escoliose. Atualmente, sete métodos de tratamento específicos para escoliose possuem reconhecimento científico, focando em exercícios que ajudam a paralisar a progressão ou reduzir a curvatura. “Os exercícios trabalham para corrigir e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promovendo bem-estar e funcionalidade”, explica Alessandra, que utiliza uma abordagem italiana inovadora no tratamento de seus pacientes.

Fotos: Evandro Seixas/ SES-AM