‘Ralho’ em advogada rende repúdio a desembargador

Era para ser apenas uma descompostura do desembargador Elci Simões na advogada Malu Borges Nunes, cujo bebê estava fazendo um pouco de barulho durante uma audiência virtual. A repreensão do desembargador a uma mulher que estava cumprindo sua função profissional e de mãe, entretanto, acabou ganhando grande repercussão e rendendo algumas notas de repúdio ao desembargador.

AS NOTAS

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM), a Comissão Permanente da Mulher Advogada, a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim) e a Comissão Nacional da Mulher Advogada da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim Mulher) emitiram nota de solidariedade e repudio pelo ocorrido. “O mercado jurídico evoluiu. Todavia, a maternidade ainda é uma estranha fissura em nossa sociedade. Assim, a OAB/AM repudia a posição do Desembargador Elci Simões de Oliveira em face da advogada, que não descumpriu sua ética profissional, e apenas exerceu legalmente o seu mister”, diz a nota da OAB-AM.

‘TEMPESTADE EM COPO D’ÁGUA’

A reação, considerada pelo desembargador desproporcional, é um sinal da evolução dos tempos. Já dura dois dias e foi razão de notícia em diversos veículos de comunicação da cidade. Não cabe mais a um homem submeter uma mulher a uma humilhação – e a descompostura, perante os demais, dizendo que a advogada estava ferindo a ética da profissão foi humilhante – por conta de seu exercício da maternidade. O mundo caminha na direção oposta. Ainda que o desembargador considere a reação uma ‘tempestade em copo d’água’.

CANDIDATURAS EM SUSPENSÃO

As candidaturas de Chico Preto (Avante) e José Melo (Pros) estão experimentando um desenrolar digno de novela, em vários capítulos. Nesta terça-feira (23), ambas receberam parecer desfavorável do Ministério Público Eleitoral (MPE-AM). O caso de José Melo é mais grave, já que o MPE pediu a impugnação de sua candidatura. A Chico Preto, foi emitido um parecer desfavorável à homologação de sua candidatura avulsa.

CONFIANTE

Chico Preto diz que continua candidato. Que o parecer do MPE não inviabiliza sua candidatura. E tem razão. Afinal, a sugestão pode ou não ser acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), embora especialistas digam que deve ser impugnada. A confiança é tanta que Chico Preto marcou um adesivaço de sua candidatura para esta terça-feira (23).

APOIO DO CARNAVAL

Em um almoço nesta terça-feira (23), o governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição pela coligação “Aqui é trabalho”, recebeu o apoio dos grupos de escolas de samba de Manaus. Representantes de 26 agremiações – Grupo Especial, Grupo A e Grupo B – agradeceram o incentivo recebido para a realização da festa, que movimenta a economia e gera emprego e renda. Wilson também assumiu um compromisso com as agremiações: “Ainda não sei qual o valor que a gente vai conseguir repassar para o Carnaval de 2023, mas ele vai ser superior ao último repasse que a gente fez, vamos fazer um reajuste desse valor”, prometeu.

‘NÃO BRIGUEI COM A OU B’

Após ser criticado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista ao Jornal Nacional, por causa da CPI da Covid, o senador candidato à reeleição Omar Aziz (PSD) recorreu às redes sociais para dizer que tem orgulho em dizer que presidiu a CPI da Covid-19 e que o Governo Federal foi obrigado pela CPI a comprar imunizantes. “Eu não estava brigando com A ou B, e sim lutando pelo meu País, pelas pessoas que estavam perdendo parentes, amigos e lutando para viver”, postou o senador.

PROPAGANDA ELEITORAL

Vai ser inaugurada nesta quarta-feira (24), às 10h, no Fórum Eleitoral de Manaus, a Central de Recebimento de mídias, com atribuição específica para receber dos partidos políticos, coligações federações as gravações contendo a propaganda eleitoral gratuita a ser transmitida pelo rádio e TV, assim como a denominação de “direito de resposta”. Os equipamentos da Central foram cedidos gratuitamente ao TRE-AM pela TV Encontro das Águas.