O regulamento da primeira fase da Copa do Brasil é diferente dos anos anteriores. Agora, a primeira fase é disputada em jogo único na casa do time que ocupa colocação inferior no ranking da CBF. O clube visitante, por sua vez, consegue a classificação com um simples empate. Ou seja, o Cruzeiro terá o ônus de atuar longe de Belo Horizonte e o bônus de jogar pela igualdade nesta quarta-feira, às 21h45, contra o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira. Destaque da equipe na vitória por 4 a 0 sobre o Tupi, no último sábado, pelo Mineiro, o atacante Rafael Sobis pediu atenção redobrada aos colegas e disse que o grupo está proibido de errar no interior do Rio de Janeiro.
“Uma competição diferente com uma regra diferente. Temos que tomar cuidado porque não existe margem para erro. Temos que nos concentrar esses dias e saber o que pede a disputa. A competição terá duas regras para se disputar, com apenas um jogo nas primeiras fases. Não existe um próximo jogo para consertar os erros, então temos que nos preparar bem e ser inteligentes dentro do campo”, afirmou o camisa 7.
Cruzeiro e Volta Redonda vão se enfrentar pela primeira vez na história em jogo oficial. Segundo as estatísticas do departamento de comunicação do clube celeste, as equipes se confrontaram quatro vezes em amistosos, com um triunfo cruzeirense e três empates. As partidas ocorreram em 1977, 1981, 1982 e 1989.
Até aqui, o Cruzeiro venceu os seis compromissos que disputou na temporada: 8 a 2 no Brasília, em amistoso; 2 a 1 no Villa Nova, pelo Mineiro; 1 a 0 no Atlético, pela Primeira Liga; 2 a 1 no Tricordiano, pelo Mineiro; 2 a 0 na Chapecoense, pela Primeira Liga; e 4 a 0 no Tupi, pelo Mineiro. Os 19 gols marcados – média superior a três por partida – deixam os torcedores esperançosos em ver um time ofensivo, que proponha o domínio contra todos os adversários. De maneira cautelosa, Rafael Sobis concorda que o ano de 2017 pode sim ser um ano de títulos para a Raposa.
“É cedo para falar isso, é claro que comparando com os anos interiores, a forma como começou está sendo muito melhor, e é a forma que que todo mundo almeja. Nosso grupo é bom, nosso grupo é empenhado em sempre querer melhorar e isso é um ponto muito positivo. A gente sabe que o futebol é muito confiança e muitos jogadores que estão confiantes fazem coisas que antes não faziam e isso está acontecendo com a gente. Como falei, nosso grupo tem muita qualidade e a tendência é que melhore mais ainda”.
SUPERESPORTES